21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
santos 11 de Junho de 2014
Marchas apresentam-se na Avenida

As Marchas Populares de Setúbal 2014 apresentam-se à cidade no dia 14, às 22h00, na Avenida Luísa Todi, com o desfile das dez coletividades a concurso, de entrada gratuita.

A Grande Marcha “Setúbal é um Poema”, com letra de Bruno Frazão e música de Artur Jordão, é interpretada por Susana Almeida, Madrinha das Madrinhas da presente edição do concurso organizado pela Câmara Municipal, com o patrocínio da SGS Car e os apoios da Europrol e da Aplaudir.


“Já sabem que eu estou aqui?” é o tema escolhido pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal. Margarida Piedade é a madrinha da marcha, com letra de Alexandre Marcos e música de Manuel Casalão, que inclui 38 marchantes. O cavalinho está a cargo da Fanfarra Imperial de Lisboa.

O Centro Cultural e Desportivo de Brejos Azeitão desfila com “A Magia do Amor nas Marchas Populares”. A marcha, com letra de Marco Caetano e música de Carlos Pinto, apresenta Ivone Vieira Dias como madrinha. É composta por 40 marchantes e o cavalinho é dos Amigos da Música.

“No meu bairro tão velhinho… foi a nossa inspiração” dá o mote ao Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, que tem em Cristina Pereira a madrinha. A marcha, com letra de Idaliano Batista e música de Artur Jordão, tem 44 marchantes, e cavalinho pela Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”.

Inês Pereira é a madrinha do Núcleo Bicross de Setúbal, coletividade que apresenta “Pedaços de um passado uma História uma lição”. Com letra de Alexandrina Pereira e música de Duarte Zacarias, a marcha inclui 43 marcantes e cavalinho pelos “Amigos da Música de Azeitão”.

Já a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense desfila com “A Marcha da Perpétua na Espiral do tempo 1989 - 2014”. Rita Guerreiro é a madrinha da marcha, com letra de Carlos Zacarias e música de Duarte Zacarias, e 44 marchantes. O cavalinho está a cargo dos músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

“Arrábida de Setúbal e do Mundo Inteiro” é o tema dado a conhecer na marcha do Grupo Desportivo Independente, com 48 marchantes e cuja madrinha é Sara Margarida. Com letra de Bruno Frazão e música de António Araújo, o cavalinho é da Fanfarra Imperial de Lisboa.

“Painéis do Livramento. No restauro de um azulejo mora todo um só desejo” é a temática da União Desportiva e Recreativa das Pontes, que apresenta Carla Lança como madrinha. Com 42 marchantes, tem letra por António Domingos e música de Rui Terrinho. O cavalinho é de Os Amigos da Música.

A Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Bem-Vinda a Liberdade” marcha com “A minha aldeia, o meu bairro, a minha rua”. Carina Martins é a madrinha do grupo, com 41 marchantes. A letra é de Oliveiros Rosário e a música de Nuno Rosário, enquanto o cavalinho é composto por músicos da Banda do Barreiro.

“Bairro Santos, tela de pintores e floristas” inspira a participação do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau. Mafalda Baptista é a madrinha da marcha, composta por 43 marchantes, com letra de Marco Caetano e música de Manuel Carlos. O cavalinho é dos “Amigos da Música” de Azeitão.

A Diabo no Corpo – Associação Cultural desfila com “O Amor em Azeitão é Tradição”. Delfina Anselmo é a madrinha da marcha, com 32 marchantes, com letra de Odília Lopo e música de Duarte Zacarias. Já o cavalinho é da própria Diabo no Corpo.

O desfile da noite de sábado conta com a participação especial da marcha da APPACDM de Setúbal, com o tema “Setúbal Terra de Praias”. Miguel Assis e Maria Luna são os padrinhos da marcha, com 51 marchantes, com letra de Joana Matias e música de Arnaldo Martins e Rui Luna.

No cortejo, além das dez marchas a concurso e da participante especial, desfilam ainda duas marchas infantis.

O Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau traz à Avenida Luísa Todi “25 anos de Tradição no meu Bairro”. Bruna Guerreiro é a madrinha da marcha, com letra e música de José Crispim, e cavalinho pelos “Amigos da Música” de Azeitão.

Em conjunto, as associações de moradores do Bairro da Anunciada e do Casal das Figueiras desfilam com “Laranjinhas de Setúbal”. Barbara Ministro é a madrinha da marcha, composta por 24 marchantes, com letra de António Reizinho e música de Manuel Zorro. O cavalinho é da Capricho Setubalense.

Após o desfile de apresentação na Avenida Luísa Todi, as dez coletividades participantes na edição deste ano deste evento popular voltam a desfilar, já em competição, nos dias 20 e 21, às 22h00, na Praça de Touros Carlos Relvas, com bilhetes a 2,5 euros.

O júri das Marchas Populares de Setúbal 2014, composto por seis elementos, é presidido por Maria José Valério. Carlos Matos (cenografia), Iolanda Rodrigues (coreografia), Maria do Céu Campos (figurino), João Reis Ribeiro (letra) e Helena Mendes (música) compõem o leque de jurados.

Trânsito rodoviário

A realização do desfile das Marchas Populares motiva o encerramento da Avenida Luísa Todi e da Rua Regimento de Infantaria 11 entre as 20h30 do dia 14 e as 02h00 do dia 15.

O evento motiva o encerramento da faixa norte da Avenida Luísa Todi, sentido nascente/poente, entre a rotunda das Fontainhas e a Avenida 22 de Dezembro. Como alternativa os automobilistas devem utilizar a Avenida Jaime Rebelo.

Nessa noite, a faixa sul da Avenida Luísa Todi, sentido poente/nascente, está igualmente encerrada entre as ruas Trabalhadores do Mar e Engenheiro Ferreira da Cunha. Neste caso, as alternativas são as ruas Trabalhadores do Mar, Henrique Lopes de Mendonça e José Pereira Martins, a par da Avenida Jaime Rebelo.

Também a Rua Regimento de Infantaria 11, no troço compreendido entre as ruas Cláudio Lagrange e Teotónio Banha, está encerrada no mesmo período devido à realização das Marchas Populares de Setúbal 2014. As alternativas são as avenidas Jaime Rebelo e José Mourinho, assim como a Rua Henrique Lopes de Mendonça.
 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign