15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
reunião 19 de Março de 2015
Marchas com apoio de 90 mil euros

A Câmara Municipal aprovou no dia 18, em reunião pública, a concessão de um apoio global de 90 mil euros às coletividades participantes no Concurso das Marchas Populares de Setúbal 2015.

O montante, a repartir em partes iguais por nove coletividades, o que perfaz 10 mil euros para cada, destina-se a subsidiar os “investimentos técnicos, humanos e financeiros” associados à produção do concurso, salienta a Autarquia.

A comparticipação financeira, dividida em três parcelas, é atribuída, nomeadamente, ao Grupo Desportivo Setubalense "Os 13", à União Desportiva e Recreativa das Pontes, ao Núcleo Bicross de Setúbal, ao Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão e à Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Bem-Vinda a Liberdade”.

As restantes coletividades apoiadas pela Autarquia no âmbito das Marchas Populares de 2015 são o Grupo Desportivo Independente, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e a Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal.

Colaboração com o Espelho Mágico

Um protocolo de colaboração com a Associação Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico foi igualmente aprovado na reunião pública de dia 18.

O acordo visa “regular o apoio ao desenvolvimento da atividade cultural e permanente da associação em prol da dinamização cultural do concelho e do teatro infantil”, refere a Autarquia.

O protocolo prevê uma comparticipação financeira de 4 mil euros para apoiar as atividades culturais de caráter regular do Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico (GATEM), nomeadamente a produção de espetáculos e a formação nas áreas de expressão dramática.

O GATEM compromete-se a participar no programa municipal “Teatro para a Infância”, através da realização de sete espetáculos destinados ao público pré-escolar do concelho, e nas comemorações locais do Dia Mundial do Teatro, bem como a realizar o II Festival Ibérico de Teatro, em outubro, com diversas parcerias, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal.

O acordo de colaboração prevê que a Autarquia possa ceder, em regime de parceria, “equipamentos municipais, nomeadamente o Cinema Charlot – Auditório Municipal e a Casa da Cultura”, assim como “meios técnicos e humanos” necessários a espetáculos com bilheteira a favor do Espelho Mágico.

Hidroginástica e natação para seniores

Na reunião pública ordinária de dia 18, a Câmara Municipal  aprovou ainda a celebração de um protocolo de colaboração e apoio financeiro com o Clube Naval Setubalense ao abrigo do projeto “Desportivamente em (Re)Forma”.

O acordo destina-se à dinamização de um conjunto de atividades de hidroginástica e natação, nas instalações do clube, para os utentes do projeto municipal “Desportivamente em (Re)Forma”.

Como contrapartida, a Autarquia concede um apoio financeiro ao Clube Naval Setubalense, pago em quatro tranches, perfazendo um total de 9210 euros, valor que cobre “o custeamento global do projeto no que se refere à presente época desportiva, isto é, às atividades desenvolvidas no período compreendido entre setembro de 2014 e junho de 2015", assinala a deliberação.

O “Desportivamente em (Re)Forma”, projeto direcionado para a população sénior do concelho, promove a prática do exercício físico como veículo de bem-estar, de saúde e de qualidade de vida, através de um conjunto de atividades de gerontomotricidade e hidroginástica. Visa ainda quebrar o ciclo de solidão e isolamento que tantas vezes acompanha o quotidiano da população em situação de reforma.

Jovens da APPACDM continuam na Autarquia

A renovação de um acordo de colaboração com a APPACDM de Setúbal que permite a ocupação laboral de dois utentes da instituição foi outra das deliberações da reunião pública de dia 18.

O presente protocolo envolve um apoio financeiro anual de 2 mil euros atribuído pela Autarquia a dois jovens utentes da APPACDM de Setúbal para estes prosseguirem as tarefas de apoio administrativo na Biblioteca Pública Municipal e na Divisão de Inclusão Social / Gabinete do Imigrante e das Minorias Étnicas, nas instalações do Centro Multicultural.

O protocolo decorre no âmbito do InComun – Atividades Ocupacionais em Inclusão Comunitária, projeto que, salienta a Câmara Municipal, “tem como objetivo a inclusão e a participação de jovens na comunidade, numa vertente ocupacional, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a sua autonomia pessoal e social”.

No decorrer das atividades, cada jovem está sob supervisão direta de um funcionário do Município e é acompanhado de uma equipa responsável pelo projeto InComun.

Moção alerta para dificuldades de estudantes e da juventude

A Câmara Municipal aprovou ainda, no dia 18, em reunião pública, uma moção pelo Dia Nacional do Estudante e pelo Dia Nacional da Juventude, a qual salienta que os jovens são os mais atingidos pelas políticas de cortes orçamentais.

“Este país não é para jovens! Cerca de 150 mil crianças vão em jejum para as escolas. Trezentos mil jovens, muitos com altas qualificações profissionais foram forçados a emigrar”, assinala o documento.

A moção traça as dificuldades com que se deparam os jovens portugueses, num quadro de progressivo desinvestimento na educação. “A redução do número de bolsas para mestrados, doutoramentos ou investigação tem sido crescente, provocando uma enorme erosão numa área que devia ser prioritária para o desenvolvimento de Portugal. Os jovens são os mais atingidos por esta política de cortes orçamentais.”

A Autarquia salienta que “todos os quadrantes políticos agitam as bandeiras da qualificação profissional e científica como fatores essenciais para ultrapassar a crise económica e social que se vive”, mas, adverte, “das palavras aos factos, a distância é abissal”.

O documento aprovado ontem acrescenta que, perante a realidade em que o País está mergulhado, as comemorações do Dia Nacional da Juventude e do Dia Nacional do Estudante adquirem um significado e uma importância ainda maiores.  

A Câmara Municipal de Setúbal acentua que, “apesar de todos os constrangimentos financeiros impostos, faz um enorme esforço na área da educação para que os jovens setubalenses e azeitonenses fiquem menos vulneráveis e mais protegidos contra as consequências dessas políticas”.

No final do texto, o Município deixa uma saudação a todos os jovens, em particular aos que habitam no concelho, “que lutam por um futuro melhor e para que Portugal seja um país com lugar para todos.”

O Dia do Estudante é assinalado a 24 de março e o Dia Nacional da Juventude cumpre-se a 28.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign