21 de Outubro de 2017
14º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
marchas 31 de Maio de 2016
Marchas desfilam brio bairrista

A atriz Ângela Pinto foi anunciada no dia 31 como presidente do júri das Marchas Populares de Setúbal 2016, edição com dez coletividades a concurso e que se apresentam à cidade no dia 11 de junho, à noite, em desfile na Avenida Luísa Todi.

A atriz, bem conhecida do público nacional, que participou na telenovela “Mar Salgado”, aceitou o desafio de presidir ao júri do concurso setubalense, o qual, nesta edição, tem a Grande Marcha inspirada no poeta setubalense Bocage, a celebrar 250 anos.

Ângela Pinto lidera o júri composto por Teresa Varela, cenografia, Rita Vilhena, coreografia, Ana Sabino, figurino, António Bento, letra, e Marco Batista, música, que avalia as dez coletividades a concurso em desfiles nos dias 17 e 18, sempre às 22h00, na Praça de Touros Carlos Relvas.

Antes, no dia 11, igualmente às 22h00, as marchas apresentam-se à cidade, com as dez coletividades concorrentes e quatro extraconcurso a mostrarem brio bairrista num desfile de participação gratuita, na Avenida Luísa Todi, num percurso com dois pontos de coreografia entre o Auditório José Afonso e o Fórum Municipal Luísa Todi.

“As Marchas Populares de Setúbal são um imperativo cultural, em que se traduz o espírito associativo. É um privilégio ter na cidade este impulso, este pulsar e entusiasmo de homens e mulheres”, sublinhou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, em conferência de imprensa realizada na manhã de dia 31 na Casa da Cultura.

O autarca, que saudou “o entusiasmo e a alegria que as marchas trazem a Setúbal”, explicou a escolha de Ângela Pinto para presidente do júri do concurso. “Tem um currículo na área do teatro que fala por si e que, ao longo de um ano, em Mar Salgado, foi desafiada a conhecer, viver e sentir a cultura e identidade setubalense.”

A atriz, apesar de nunca ter tido contacto com a festa bairrista setubalense, é uma apaixonada pelo espírito das marchas populares. “Espero que me surpreendam”, indicou Ângela Pinto, ao destacar os sentimentos que fluem no evento, concretamente o espírito de união e solidariedade.

“Aproveitem o momento, a energia e o carinho do povo. Lembrem-se: no meio disto tudo, ninguém perde, apesar de nem todos poderem ganhar. O mais importante é o percurso, o esforço e o trabalho que todos empenham nas marchas populares”, destacou a presidente do júri.

“Bocage Somos Nós”, inspirada nas Comemorações dos 250 anos do Nascimento de Bocage, com letra de José Condeça e música de José Condinho, é a Grande Marcha de Setúbal 2016, tema comum a interpretar pelas dez coletividades participantes nos desfiles dos santos populares.

José Condeça, letrista da Grande Marcha de Setúbal 2016, foi desafiado pelo amigo com quem concorreu. “Estava em ano sabático mas não resisti. É muito importante para o meu percurso até porque era o único prémio que ainda não tinha ganhado nas Marchas Populares de Setúbal.”

Já José Condinho, que há 26 anos não participava no concurso setubalense, destacou que as Marchas Populares “são um dos géneros festivos mais genuínos da cultura popular setubalense”.

Adiantou, ainda, que a música para a Grande Marcha de Setúbal “é um pequeno contributo para um grande evento”.

Participam nas Marchas Populares de Setúbal 2016 o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com o tema “Amores são tradição em noites de São João”, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, com “Setúbal, Cidade das Maravilhas”, e o Grupo Desportivo Fonte Nova, com “Bairro de Troino é História”.

A Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade apresenta “Da Praia Antiga Rua, Luíza Tody Avenida”, enquanto o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” desfila com o tema “Minha cidade cheira a flores, oiço as gaitas a tocar… Diz a rapariga com vaidade… São os amoladores a chegar”.

O Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão apresenta “40 Anos de História. Com Audácia os Pequenos também vencem”, e a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense tem o tema “Do Barro ao Azulejo”. Já o Núcleo Bicross de Setúbal inspira a marcha na temática “Rua acima, rua abaixo… numa feliz correria”.

Nas Marchas Populares de Setúbal 2016 participam ainda a ACTAS – Academia de Teatro e Artes de Setúbal, com “Setúbal está mais Bonita”, e o Grupo Desportivo Independente, nesta edição a desfilar com uma marcha inspirada no tema “São pedaços de amor feitos à mão”.

Os desfiles contam ainda com as participações especiais, extraconcurso, da marcha da APPACDM de Setúbal, com “Bombeiros: Vidas com mérito”, e com a marcha infantil de “O Sonho”, que apresenta “Setúbal, Cidade Europeia do Desporto”.

Igualmente extraconcurso, apresentam-se as marchas infantis do Núcleo Bicross de Setúbal, com “Os Jogos da minha Infância”, e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com a temática “E o mar aqui tão perto”, em homenagem à marcha de 2002 daquela coletividade.

As Marchas Populares de Setúbal 2016, com Ivone Dias na figura de Madrinha das Madrinha, são organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal com os apoios da Europrol e da Aplaudir. O evento começa no dia 11, às 22h00, com um desfile de apresentação na Avenida Luísa Todi, de entrada gratuita.

Seguem-se, nos dias 17 e 18, também às 22h00, desfiles a concurso na Praça de Touros Carlos Relvas, com o júri a avaliar as marchas em cenografia, coreografia, figurino, letra e música. As entradas custam 2,5 euros para a geral, 3 para as cadeiras e 4 para os lugares de camarote. As crianças até 10 anos não pagam.

A entrega de prémios das Marchas Populares de Setúbal 2016 realiza-se numa gala a realizar a 16 de julho, no Fórum Municipal Luísa Todi, “um momento solene que dignifica o trabalho de todos aqueles que se empenham no projeto”, sublinhou o vereador Pedro Pina.

A apresentação da manhã de dia 31 do programa das Marchas Populares de Setúbal 2016 culminou com a audição da Grande Marcha de Setúbal “Bocage Somos Nós”, com os presentes a entoarem a música que Ivone Dias, Madrinha das Madrinha, que não pôde estar presente no encontro, vai entoar este ano.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign