15 de Dezembro de 2017
14º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
marchas 05 de Junho de 2015
Marchas desfilam para a cidade

As Marchas Populares de Setúbal 2015 apresentam-se à cidade no dia 13, às 22h00, na Avenida Luísa Todi, com o desfile das nove coletividades a concurso, de entrada gratuita, numa edição que conta com Florbela Queiroz como presidente do júri.

“Isto é Setúbal”, com letra de Idalino Batista e música de Artur Jordão é o tema da Grande Marcha de Setúbal deste ano, interpretada por Inês Pereira, Madrinha das Madrinhas. No dia 5, no auditório da Casa da Cultura, mostrou que está a postos, brindando com uma atuação os presentes na conferência de imprensa.

A edição de 2015 das Marchas Populares, uma organização da Câmara Municipal, com os apoios da Aplaudir e da Europrol, está orçada em 90 mil euros, cabendo a cada coletividade 10 mil.

“Na Câmara Municipal de Setúbal, apenas alimentamos o fogo deste amor com um apoio financeiro a cada uma das marchas no valor de 10 mil euros, além de outros apoios logísticos”, realçou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, na apresentação do programa das Marchas Populares de Setúbal 2015.

Além de ser “a festa que mais gente mobiliza”, as marchas “puxam pela amizade e pela rivalidade” e “põem-nos a sorrir e a discutir”, destacou a autarca.

Depois da exibição de um vídeo com imagens do ano passado, o letrista Idalino Batista congratulou-se pelo “trabalho fantástico e fabuloso” das coletividades e por estas “não deixarem morrer” as Marchas Populares.

Florbela Queiroz encabeça o júri que analisa a prestação das nove coletividades a concurso, nos dias 19 e 20, na Praça de Touros Carlos Relvas, a partir das 22h00, com entradas a 2,5 euros. Teresa Varela, Tiago Oliveira, Ana Sabino, Cristina Carvalho e Marco Filipe Batista são os restantes elementos do comité de avaliação.

Na Praça de Touros, os grupos são apreciados para escolha dos vencedores desta edição e definição de quem conquista os prémios de melhor música, letra, coreografia, cenografia, figurino e madrinha. Já a apresentação pública de dia 13, na Avenida Luísa Todi, permitirá ao júri atribuir o prémio de melhor desfile.

“Prometo fazer o melhor que saiba, ser justa e honesta”, afirmou a presidente do júri, a atriz Florbela Queiroz.

Os participantes no concurso são a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, com o tema “Duas vidas num só fado”, o Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau, com “Há festa no Bairro Santos”, a Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Bem-Vinda a Liberdade”, com “É dia de feira na cidade”, e o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, com “Entre mares de crença e redes de dor, vive a varina e o seu pescador”.

A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense apresenta “Arraial de S. João nas Noites de Azeitão”, enquanto o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão desfila com “Entre bolinhas de sabão, a bonita lavadeira entregou o seu coração”. Já a União Desportiva e Recreativa das Pontes mostra “Setúbal princesa um tesouro da natureza”.

“Rainha sardinha, rei carapau” é o tema do Grupo Desportivo Independente, enquanto “Cada cor seu paladar” é mostrado pelo Núcleo Bicross de Setúbal.

O desfile de dia 13 na Avenida Luísa Todi conta, extraconcurso, com as participações da APPACDM de Setúbal, com o tema “Marés e marinheiros”, e de uma marcha infantil da ACTAS, com “Já sabem que eu estou aqui?”

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign