20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
marchas 18 de Junho de 2012
Marchas populares cumprem tradição

As dez coletividades participantes nas “Marchas Populares de Setúbal 2012” apresentaram-se pela primeira vez no dia 16, à noite, num desfile na Avenida Luísa Todi, com a presença extraconcurso de marchantes da APPACDM e de Caneças.

A tradicional festa setubalense começou com a madrinha das madrinhas, Sara Margarida, a cantar a “Grande Marcha de Setúbal 2012”, com letra de Idaliano Batista e música de Artur Jordão, para os milhares de pessoas presentes ao longo da Avenida Luísa Todi.

A Marcha da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, com alunos e professores, foi a primeira a desfilar, apresentando, nesta edição, o tema “Lenda da Pedra Furada”. Seguiu-se, igualmente com participação extraconcurso, a Marcha de Caneças, desfilando com “Caneças com Amor”.

O início da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense no ano da sua fundação, em 1882, foi revivido na marcha desta coletividade, a primeira a desfilar no âmbito do concurso, que revela algumas histórias antigas do final do século XIX e retrata o aparecimento da música em Azeitão.

"Os Festejos dos Santos Populares” são representados pelos marchantes do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, a segunda marcha a desfilar, inspirada no ambiente de vivência bairrista de Setúbal do antigamente durante a época de festejos dos santos.

A participar pela primeira vez, a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada levou o tema “Setúbal despiu a saia, quando o sol se transformou”, falando de peixeiras e pescadores, a história destas profissões e a relação com o património da cidade.

Seguiu-se o Grupo Desportivo Independente, entoando “Setúbal Maria, Maria do Mar”, marcha que lembrou a cidade cheia de trabalhadores e que pretendeu fazer um paralelismo entre as mulheres e a vivência de Setúbal.

Também estreante numa edição das Marchas, o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão partiu “De Setúbal em busca de um Mundo Novo”, baseada numa história do final do século XV, com elementos representativos do povo, do clero e da nobreza.

Já a União Desportiva e Recreativa das Pontes desfilou com “Setúbal bem animada, também quis vir à Tourada” recordando a festa brava na Praça de Touros Carlos Relvas e na Feira de Sant’lago.

“Bairros de Setúbal: Uma História Bordada de Tradição” foi o tema escolhido do também estreante Núcleo de Bicross de Setúbal, marcha que aludiu às fachadas de casas com águas furtadas da cidade.

O Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau desfilou com “A Alma Portuguesa na Marcha do Bairro Santos”, marcha que pretendeu simbolizar uma relação de três temáticas, concretamente o fado, a coletividade e Setúbal.

Os namoricos, o saltar da fogueira e as idas ao altar das igrejas foram recordados na marcha da União Futebol Comércio Indústria, apresentando o tema “Na noite de S. João… de Alvinegro palpita o meu coração!”.

O Grupo Desportivo Setubalense "Os 13", vencedor da edição de 2011, foi a última marcha a desfilar, apresentando o tema “Setúbal florida, por entre cautelas premiadas”, numa homenagem à venda ambulante de flores e à profissão de cauteleiro.

Depois da apresentação, segue-se a fase de competição na Praça de Touros Carlos Relvas, nos dias 22 e 23, às 22h00, com bilhetes a 2,50 euros para cada noite. As dez coletividades participantes, cada uma com cerca de 50 marchantes, mostram ao júri o trabalho de largos meses na conceção de arcos e indumentárias, na criação de músicas e coreografias.

Os resultados da votação do júri para as categorias a concurso, como melhores marcha, madrinha, cenografia, figurino e coreografia, são revelados na página de internet da Câmara Municipal, em www.mun-setubal.pt, na madrugada de dia 24, após a realização do último desfile.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign