11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
programa 26 de Fevereiro de 2016
Março Mulher procura igualdade

Atividades de teatro, cinema, música, exposições, desporto, pintura, literatura e conversas são proporcionadas no Março Mulher 2016, numa edição inspirada no desporto.

O programa que assinala o Dia Internacional da Mulher, organizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração de diversas instituições, empresas e pessoas voluntárias, decorre até ao final de outubro, com o tema “(Des)Igualdade entre Homens e Mulheres no Desporto”.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, é um dos pontos altos, começando com “Namorar... Hoje e antigamente”, dramatização sobre vários tipos de relações entre casais, que decorre entre as 08h25 e as 12h30, na EB+S Lima de Freitas. A ação é dinamizada pelo Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, em colaboração com a Equipa de Educação para a Saúde/Saúde Escolar.

No mesmo espaço escolar, é possível assistir a uma sessão sobre “Mutilação Genital Feminina”, entre as 14h35 e as 16h30, organizada pelo Projeto Igualdade, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, e pelo Grupo de Trabalho para a Igualdade do Centro Hospitalar de Setúbal.

A atriz Vanessa Oliveira apresenta, no mesmo dia, o livro “Mães de Coração”, com as histórias e as emoções desde menina a mulher. A iniciativa está agendada para as 18h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

À mesma hora, o Cinema Charlot – Auditório Municipal recebe uma aula aberta de expressão dramática, intitulada “Pensar no Teatro”, integrada igualmente nas comemorações do Dia Mundial do Teatro. O evento, organizado pelo PensarTeatro, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, pela Água Ardente – Produções Teatrais e pela Câmara Municipal de Setúbal, é gratuito, mas carece de inscrição prévia.

O desporto, tema desta edição do Março Mulher por Setúbal ser Cidade Europeia do Desporto em 2016, não podia faltar nas iniciativas a realizar, programadas com o objetivo de chegar a todos, sem discriminação.

No dia 8, às 20h30, realiza-se uma corrida e caminhada noturna, com início na Praça de Bocage, em que os participantes devem trajar uma peça de vestuário cor de laranja. A iniciativa, organizada pelo Projeto Igualdade, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, e pelo grupo responsável pela Corrida Noturna de Setúbal, decorre no âmbito da campanha de igualdade e combate à violência de género “Orange Day”, da ONU.

Na vertente desportiva destaque para o seminário “Desporto: Trampolim para a Igualdade entre Homens e Mulheres?”, a 1 de outubro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, numa organização conjunta da SEIES e da Câmara Municipal de Setúbal. A atividade está integrada nos programas do Março Mulher 2016 e de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

O cinema é das áreas que congregam atividades a realizar no âmbito do “Março Mulher 2016. Ao longo do mês decorre o ciclo “Cinema Cá em Casa – Atrizes Francesas”, todas as quintas-feiras, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

A exibição dos filmes “A Vida Doméstica”, no dia 3, “Aquela Loira”, a 10, “Lola” a 17, “A Baía dos Anjos”, 24, e “A Piscina”, 31, é organizada pela Câmara Municipal e pela Alliance Française de Setúbal.

O programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher inclui ciclos de conversas, debates e seminários, em que se incluem o colóquio “Desigualdade Salarial entre Homens e Mulheres”, a 1 de março, das 14h00 às 18h00, no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, a funcionar no Mercado do Livramento.

As inscrições para este encontro, organizado pela Comissão de Mulheres da União Geral dos Trabalhadores, devem ser feitas para o telefone 962 654 974 ou para os endereços setubal@ugt.pt ou comissao.mulheres@ugt.pt.

No dia 6 de abril, às 15h30, há um encontro com o escritor Richard Zimler, na Biblioteca Pública Municipal. O evento, com entrada sujeita a confirmação pelo telefone 265 547 450 ou pelo endereço vascocaleira@cooperativaseies.com, é organizado pelo Projeto Livros Viajantes Inclusivos 2015/2016, pela SEIES e pelos agrupamentos de escolas Lima de Freitas, Ordem de Sant’Iago e Sebastião da Gama.

Nos dias 5 e 6 de junho, Setúbal recebe, em vários locais da cidade, a “VII Convenção Nacional dos Jogos Tradicionais”, numa organização da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal.

O Março Mulher 2016 promove ainda um ciclo de animações, em que se enquadra a “Comemoração do Dia Internacional da Mulher”, com uma oficina de culinária para homens e mulheres, um jantar de convívio e uma peça de teatro pelo grupo Par’Ser, da Associação Ilga Portugal, a 11 de março, entre as 15h00 e as 22h00, no Centro de Cidadania Ativa. Para mais informações e inscrições deve ser contactado o número 265 547 450 ou o endereço luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.

Destaque ainda para o “Arraial Março Mulher 2016”, agendado para 7 de maio, das 12h30 às 21h00, no Largo da Fonte Nova, com animação, música, teatro, dança, mostras de jogos tradicionais portugueses, oficinas de artes plásticas e artesanato e gastronomia intercultural. Esta iniciativa está igualmente integrada no programa Maio – Mês do Diálogo Intercultural, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign