19 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
mulher 24 de Fevereiro de 2015
Março Mulher promove igualdade

Debates, desporto, exposições, cinema, música e teatro são atividades do Março Mulher 2015, programa com o tema “Igualdade – Caminhos Partilhados” que assinala, em Setúbal, o Dia Internacional da Mulher.

O programa, organizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com várias entidades, decorre em diversos pontos da cidade, com eventos ao longo de março.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, é um dos pontos altos do programa, começando com um atelier de culinária, dinamizado pelas moradoras das Manteigadas, a partir das 11h00, dirigido às crianças do bairro. A tarde é passada na zona do parque infantil onde as mulheres, que levam a comida, são servidas pelos homens, numa iniciativa do programa municipal "Nosso Bairro, Nossa Cidade".

O filme “Françoise Héritier et les Lois Du Genre”, de Anne-France Sion, de 2009, é exibido às 15h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti. A curta-metragem, de 48 minutos, é uma dissertação de Françoise Héritier, antropóloga, sobre a organização da relação hierárquica entre género.

No mesmo espaço museológico, a partir das 16h00, fala-se de “Mãrtisor: Tradição Março Mulher na Roménia”, numa palestra apresentada por Larisa Tabarcea, da Associação Fratia. Estas atividades, igualmente da Festa da Francofonia, são organizadas pela Câmara Municipal e pela Aliance Française de Setúbal.

Nas artes cénicas, o Teatro de Bolso apresenta, às 18h00, “A Razão”, uma leitura encenada que alerta para a violência e intolerância das relações mais íntimas, dirigida por Carlos Curto e interpretada por José Nobre, Miguel Assis, Sónia Martins e Susana Brito. A entrada é gratuita.

A música também está presente, ao longo de março, no programa que assinala o Dia Internacional da Mulher, com um concerto pela Banda Armada, dirigido pela maestrina Chiara Vidoni, no dia 6, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, e um concerto de Miss Titan e Moe’s Implosion, a 7, às 21h30, no Teatro de Bolso.

Também no dia 7, às 21h30, é apresentado o monólogo “Ana Bola sem filtro”, no Fórum Luísa Todi. As entradas custam 11 euros para a plateia e 9 para o balcão.

O programa do Março Mulher 2015 inclui um ciclo de conversas, debates e conferências, em que se incluem a apresentação do livro “Simone: Força de Viver”, de Simone de Oliveira e Patrícia Reis, dia 6, às 18h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, e um debate sobre a importância da comemoração do Dia Internacional da Mulher, no dia 29, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

“A Igualdade de Género na Educação” é o tema de uma ação de sensibilização para a comunidade educativa, atividade a realizar nos meses de abril, maio e junho, promovida pelo Agrupamento de Escolas Lima de Freitas em diversos estabelecimentos de ensino.

O Março Mulher 2015 engloba também atividades na área do desporto, saúde e bem-estar, como aulas de chi kung, com Teresa Pontes, dia 14, às 10h00, no Centro de Cidadania Ativa, e de ioga, no âmbito do Dia do Pai, a 19, às 10h00, no Jardim do Bonfim, organizada pela Câmara Municipal e pela Áshrama Surya Setúbal – Centro de Yoga.

No dia 28, às 10h00, há uma “Caminhada pela Igualdade”. O ponto de encontro é nos Paços do Concelho, com passagem pela Praça de Bocage, Glorieta de Luísa Todi e Museu do Trabalho Michel Giacometti, com visita à exposição da indústria conserveira “Da lota à lata”.

Várias exposições estão agendadas no âmbito do programa comemorativo. É o caso de “Família é Amor”, patente, durante todo o mês, no Centro Hospitalar de Setúbal – Hospital S. Bernardo.

Uma mostra de artes plásticas sobre “Artistas no Feminino”, com convívio em torno da pintura, desenho, fotografia e escultura, decorre entre os dias 7 de março e 4 de abril, no Museu Sebastião da Gama, em Azeitão.

A artista Florbela Glindim expõe entre 14 de março e 14 de abril no restaurante Ritália, enquanto de 21 de março a 30 de maio, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, é possível ver “Imperativos – 1973-2015”, da pintora Emília Nadal, organizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal.

Entre março e maio decorrem, no Centro de Cidadania Ativa, “Partilhar Igualdades”, pelos animadores e voluntários da instituição, e “Beautiful Is What Is Truly Unexpected”, a cargo de Guida Figueira e Leonor Morais.

Um ciclo de atividades com crianças e jovens proporciona, nomeadamente, sessões de cinema para alunos seguidas de debate “Evocação do Dia da Mulher e do Dia Nacional da Igualdade Salarial”, de 9 a 13, na EB+S Lima de Freitas.

No dia 15, às 10h00, “Juntos Construímos caminhos para a igualdade de género” a partir de atividades lúdicas, na Casa da Cultura, e entre 16 e 20, a “Juventude de Setúbal diz não à violência no namoro” em diversas escolas.

O programa do Março Mulher 2015, com iniciativas pontuais a ser dinamizadas em abril e maio, bem como noutros locais do distrito de Setúbal, inclui, ainda, sessões de cinema, debates, conferências e exposições para crianças e jovens.

Entre as inúmeras atividades, destaque para o Arraial Março Mulher 2015, agendado para 23 de maio, entre as 15h00 e as 19h00, na Praça Machado Santos, Fonte Nova, com animação, música, teatro, mostras e oficinas de artes plásticas e artesanato, atividade integrada no programa “Maio – Mês do Diálogo Intercultural”, promovido pela Autarquia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign