12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
tributo 02 de Março de 2015
Maria Clementina homenageada

Cerca de uma centena de pessoas homenagearam a autora, atriz e professora Maria Clementina Pereira na Casa da Cultura, em sessão realizada no dia 27 à noite, dia em que completou 80 anos.

O tributo “Maria Clementina – Uma Mulher da Ribalta”, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, da Livraria Culsete, da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal e do atelier DDLX, juntou personalidades de diversas áreas.

Algumas, como a presidente do Município, Maria das Dores Meira, a livreira Fátima Medeiros, o ator Carlos Rodrigues e o autor Arlindo Mota, discursaram sobre a homenageada, para destacarem a importância que assume para a cultura de Setúbal.

“Tem uma marca indelével na vida da cidade, seja no teatro, seja nos livros que escreveu, seja na participação cívica na direção de várias associações”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, referindo-se a Maria Clementina, “fundadora de grupos de teatro amador, que passou pelo teatro profissional, que fez dos palcos a sua casa”.

Maria das Dores Meira felicitou a aniversariante, mulher que tem feito de Setúbal “uma terra melhor, com mais teatro, mais cultura, mais paixão”.

Ao longo da noite foram proporcionados vários momentos em que a poesia de Maria Clementina Pereira foi lida e interpretada por Odete Santos, Célia David, Isabel Ganilho, Graziela Dias e José Nobre, acompanhados ao piano por António Laertes.

No decorrer a sessão foram projetadas imagens que retratam o percurso pessoal e profissional de Maria Clementina Pereira.

No final, foi servido um bolo de aniversário, com a inscrição “Maria Clementina | 80 anos de vida. Uma mulher da ribalta”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign