11 de Dezembro de 2017
13º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
festival 05 de Agosto de 2016
Marisco ao largo servido com arte

Caril de gambas, ostras e sapateiras, ameijôas à bulhão pato e feijoadas de marisco são alguns dos petiscos que estão à prova no festival Marisco no Largo, que deverá receber cerca de dez mil pessoas até 14 de agosto.

O Largo José Afonso, em Setúbal, é, pelo quarto ano consecutivo, o palco escolhido pelas empresas Unicer e EV - Essência do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, para a realização deste evento gastronómico que inclui sessões de cozinha ao vivo e apontamentos musicais, às sextas-feiras e sábados.

Mariscos servidos simples, como camarões, lagostas, sapateiras, navalhas, amêijoas, lambujinha, mexilhões e ostras, são alguns sabores do mar que constam nas ementas dos quatro espaços setubalenses que marcam presença no festival, inaugurado no dia 4 ao final da tarde, e que até já está marcado na agenda de festas a decorrerem na cidade no próximo ano.

“As edições anteriores em Setúbal correram muito bem. É uma aposta que tem vindo a reforçar-se e queremos continuar, pois de ano para ano vai ganhando mais notoriedade”, avança o diretor de Marketing de Cervejas da Unicer, Bruno Albuquerque.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira agradece a escolha e lembra as obras que o espaço recebeu, com o objetivo de melhorar as condições para a realização deste tipo de iniciativas.

“De ano para ano temos vindo a melhorar o espaço, com a colocação de calçada no chão e de pontos de água e de luz. A Essência do Vinho está muito satisfeita e apaixonou-se por Setúbal, por isso veio ficar.”

Com as melhores condições do espaço e as noites quentes de agosto que se avizinham na próxima semana, Bruno Albuquerque acredita que estão reunidas todas as condições para o Marisco no Largo “voltar a ser um sucesso e crescer como referência no Verão da cidade de Setúbal”.

A Unicer está satisfeita com a realização do evento em terras sadinas e conta que a marisqueira ao ar livre instalada no Largo José Afonso receba mais de dez mil pessoas durante onze dias, para “conviverem e provarem a excelente gastronomia de Setúbal que é, claramente, uma cidade de referência no peixe e no marisco. É um tipo de gastronomia que se associa muito bem à cerveja, neste caso à Super Bock.”

As iguarias confecionadas pelos três restaurantes setubalenses Poço das Fontainhas, Martróia e Rius, a par da empresa produtora de ostras Neptuno, são servidos num ambiente acolhedor, descontraído e familiar, ideal para descansar após uma ida à praia.

À entrada do recinto a Neptuno convida a degustar ostras ao natural, servidas com sumo de limão, vendidas à unidade, por 1,5 euros, ou em pratos de cinco ostras a seis euros. Há ainda receitas mais inovadoras, como ostras com chutney, gratinadas, em tártaro e em sopa.

A meio do recinto, a Super Bock instalou dois pontos essenciais para os amantes da cerveja, que, além das tradicionais imperiais, com opção entre a Super Bock original e a Super Bock Stout, têm ainda à disposição a coleção de cervejas seleção Super Bock 1927, nomeadamente a Czech Golden Lager, a Munich Dunkel, a Bengal Amber IPA e a Bavaria Weiss.

A cerveja acompanha bem o marisco e opções não faltam na vitrina do Poço das Fontainhas, que destaca várias especialidades, como as gambas à guilho e a feijoada de marisco. A mariscada real ou marisco cozido, como camarão, lavagante, lagosta, sapateira, búzio francês e ameijoas, constam ainda da ementa.

Ao lado, o espaço do Martróia apresenta uma grande variedade de sabores do mar que vai desde os burriés, percebes, búzios, lagosta e lagostim cozidos, de forma simples, a pratos mais elaborados como camarão à guilho, lambujinha à bulhão pato e tábuas de marisco. Não faltam também os rissóis de ameijoa e de camarão e ainda um menu especialmente dedicado às crianças.

O Rius, além de também ter um menu para crianças que não inclui marisco, oferece diversos petiscos para todos os gostos e carteiras, confecionados de forma simples ou mais elaborada. Caril de gambas, feijoada de gambas, carne de porco com amêijoas e mariscada estão no cardápio, além de mexilhão, ameijôa macha, navalhas e o tradicional creme de marisco.

O Marisco no Largo integra o roteiro dos Encontros de Gastronomia da Super Bock, iniciativa de âmbito nacional que este ano tem eventos em Setúbal, no mês de agosto, e no Porto, em outubro.

A decorrer no Largo José Afonso, durante onze dias, das 18h00 às 24h00, com capacidade para mais de cinco centenas de pessoas sentadas, o certame inclui sessões de cozinha ao vivo, sempre com início às 21h00, com especialistas que apresentam propostas gastronómicas criativas e inovadoras confecionadas com marisco.

A primeira sessão realiza-se no dia 5 e é dinamizada por Célia Lourenço, da empresa Ostras Neptuno, e no dia 6 cabe ao chefe Filipe Leonor, do restaurante Taberna Andaluz, no Barreiro, apresentar as suas sugestões de petiscos com sabores do mar.

Luís Barradas, especialista em sushi, e João Sá, proprietário do restaurante Cachorro à Portuguesa, em Lisboa, são os convidados que dinamizam as sessões de showcooking nos dias 12 e 13, respetivamente.

O “Marisco no Largo” proporciona ainda sessões de música ao vivo, às sextas-feiras e sábados, com início às 22h00, com a primeira a ter lugar logo à noite e animada pelo DJ Vitinha que regressa ao palco da festa no dia 12.

Serginho Mota, a 6, e Class2Jazz, a 13, são outros convidados musicais do evento.

As entradas para a quarta edição do “Marisco no Largo” custam 3 euros, com a oferta de uma cerveja Super Bock Original.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign