17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
mecenas 23 de Novembro de 2012
Mecenato apoia desenvolvimento

Os principais projetos a desenvolver em Setúbal no próximo ano foram, no dia 22, apresentados a figuras públicas, empresários e representantes de instituições de todos os quadrantes sociais presentes no jantar anual do Conselho de Mecenas, dinamizado pela Câmara Municipal.

Neste momento de renovação de parcerias e de partilha de responsabilidades, com a participação recorde de 172 mecenas, a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, apelou a uma continuidade no apoio à concretização de ideias e projetos em prol do desenvolvimento de Setúbal.

“Aqueles que apoiam, e são muitos, estão entusiasmados com esta mudança que está a acontecer no Concelho e, mesmo em tempos de crise, não viram as costas. A comprovar temos o maior Conselho de Mecenas realizado até hoje. É um estímulo e uma grande motivação para continuar”, sublinhou a autarca no encontro, realizado na Quinta de Catralvos, em Azeitão.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, aludindo às cerca de quatro dezenas de iniciativas programadas para 2013, as principais entre muitas outras organizadas regularmente, anunciou o desenvolvimento de uma nova ideia a implementar em torno do vinho.

“Peço-vos que continuem este trabalho de transformação de Setúbal e Azeitão connosco, apoiando os projetos que aqui apresentamos”, reforçou a autarca, introduzindo o Festival Ibérico do Vinho como uma nova e original iniciativa de dimensão internacional.

Trata-se de um certame de três dias, com várias atividades a decorrer em simultâneo, a grande maioria centrada na Casa da Baía, como a criação de uma bolsa de contactos estrangeiros, espetáculos musicais e artísticos, um concurso de vinhos ibéricos, um jantar vínico e uma feira com mostra e venda de produtos regionais.

“Esta é uma aposta estratégica da Câmara Municipal de Setúbal na valorização dos produtos regionais e no fomento da economia local. Acreditamos que podemos ampliar este setor e ter ganhos significativos na atratividade turística”, frisou Maria das Dores Meira.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade, um dos projetos “de extrema importância para Setúbal”, destinado a desencadear processos de participação ativa e desenvolver novas dinâmicas sociais, envolvendo as próprias pessoas nas tarefas, foi igualmente destacado pela edil setubalense.

A iniciativa fomenta o envolvimento de moradores, com o apoio ativo da Autarquia, a colaborar na resolução dos problemas dos bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas.

“A Câmara Municipal de Setúbal tem as capacidades técnicas e os recursos humanos para mobilizar as vontades das pessoas, mas precisa de um pouco mais de apoio em materiais e outros recursos. É um investimento na mudança de perceções erradas e injustas que afetam a cidade.”

Maria das Dores Meira deu como exemplo as recentes ações dinamizadas no Forte da Bela Vista, “um bairro que esteve para desaparecer e que hoje dificilmente será demolido”, enaltecendo a “união de esforços dos moradores” para a materialização de vários trabalhos, como a pintura dos prédios e a realização de diversas obras de recuperação.

No âmbito da participação cidadã, relembrou o trabalho concretizado com o projeto Ouvir a População, Construir o Futuro, um levantamento exaustivo de mais de 2200 situações anómalas em todas as freguesias do Concelho, com cerca de 60 por cento dessas necessidades já solucionadas.

A área da educação esteve também em foco, com a presidente da Autarquia a evidenciar o trabalho realizado nos últimos dez anos na renovação do parque escolar do Concelho, investimento em retrospetiva no livro “A minha Escola é um Mundo!”, lançado recentemente pela Câmara Municipal, com o apoio da Auchan, e distribuído aos presentes no jantar anual do Conselho de Mecenas.

O sucesso alcançado com a dinamização do projeto Uma Escola, Um Amigo, em que figuras públicas apadrinham estabelecimentos de ensino, foi igualmente destacado por Maria das Dores Meira. “O investimento na educação é fundamental”, afirmou.

A importância da participação no Conselho de Mecenas e a possibilidade de apoiar projetos relevantes para o desenvolvimento de Setúbal foi reconhecida pelos participantes no evento, como deu conta Sandro Ratinho, da Setúbal Lallemand, em conversa com os jornalistas.

“Este é um excelente exemplo daquilo que pode e deve ser feito a nível do mecenato, independentemente das possibilidades de cada empresa. O importante é contribuir e partilhar responsabilidades sociais”, vincou.

São cerca de quatro dezenas de iniciativas destacadas pela Câmara Municipal de Setúbal, nos vários quadrantes sociais, a dinamizar em 2013. O Setúbal mais Bonita, na vertente de cidadania, e o Há Festa no Parque, a Receção à Comunidade Educativa e a Semana da Segurança e Educação Rodoviária, na área da educação, são alguns exemplos de projetos que podem ser apoiados por mecenas.

Na juventude, surgem as ações Concurso de Bandas de Garagem, Meia Maratona Fotográfica, m@rço.28 e Cartão Jovem Municipal, enquanto ao nível da inclusão social, além do Nosso Bairro, Nossa Cidade, há o +Ambiente, o DizPositivo e o Mercado Social da Bela Vista.

O Ativo dos 0 ao 100, os Jogos do Sado e a Escola Municipal de Desporto são os projetos desportivos disponíveis para apoio mecenático. No turismo, a par da primeira edição do Festival Ibérico do Vinho, há festivais gastronómicos, a Mostra de Artesanato e Produtos Regionais do Distrito e as iluminações de Natal.

Ao nível da cultura, a oferta para envolvimento de mecenas é variada, como o Festival de Música de Setúbal, o Festroia, o Carnaval de Verão, a Semana da Dança, o Encontro de Cantares Alentejanos, as Marchas Populares, o Há Jazz nos Jardins, Um Fado por Setúbal, o Eurovision Live Concert e o Mês da Música.

A estes juntam-se, na mesma área, as programações do Fórum Municipal Luísa Todi e da Casa da Cultura, além de projetos noutros setores, como a Feira de Sant’Iago, o Fim de Ano Azul e o Setúbal é um Mundo.

No final, Maria das Dores Meira lançou, novamente, o repto às figuras públicas, empresários e representantes de instituições presentes no jantar anual do Conselho de Mecenas. “Vamos fazer mais e melhor cidade e cidadania. Assumam este desafio connosco, como têm feito, com as vossas possibilidades.”

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign