15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
condecorações 03 de Setembro de 2015
Medalhas distinguem dedicação

A Câmara Municipal de Setúbal homenageia, no Dia de Bocage e da Cidade, 15 de setembro, um conjunto de individualidades e entidades com a Medalha de Honra da Cidade, entre as quais D. Gilberto Canavarro dos Reis.

O bispo de Setúbal é reconhecido com uma das principais condecorações do Município, a Medalha de Prata da Cidade, atribuída a pessoas ou instituições que se destaquem por serviços excecionais prestados em prol do concelho e dignos de reconhecimento geral.

A cerimónia solene, que se realiza na manhã do dia 15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito das comemorações do feriado municipal, Dia de Bocage e da Cidade, inclui também a entrega da Medalha de Honra da Cidade a 35 personalidades e instituições.

A Medalha de Honra, concebida em bronze, destaca, em diferentes classes, personalidades e entidades com serviços de relevo no desenvolvimento do concelho ou com atividade de projeção nacional ou internacional.

Na classe Atividades Culturais, a Câmara Municipal distingue o ator Nuno Melo e o escultor João Limpinho, ambos a título póstumo, os músicos José Marquês de Sousa e Pedro Marquês de Sousa, pai e filho que dedicaram a vida à Sociedade Filarmónica Providência, o diretor do Fórum Municipal Luísa Todi, João Pereira Bastos, o pintor Eduardo Carqueijeiro e a bailarina Ana Sendas.

Na mesma classe, é também entregue a Medalha de Honra à investigadora francesa de etnofisiologia Noëlle Perez da Fonseca e ao pesquisador etnológico italiano Stefano Lenzi.

Na Classe Desporto são agraciados Mário Narciso, selecionador nacional de futebol de praia, Mário Mestre, presidente do Clube Desportivo “Os Pelezinhos”, Domingos Vieira, antigo diretor da Meia Maratona Internacional de Setúbal, Manuel Santana, dirigente associativo e antigo jogador e treinador de futebol, Custódio Carvalho Pinto, ligado ao associativismo desportivo, e o Vólei Clube de Setúbal.

Na Classe Associativismo e Sindicalismo, Setúbal distingue com a Medalha de Honra da Cidade António da Cunha Bento, com atividade desenvolvida na Associação Cultural Sebastião da Gama e na Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, António Manuel Fernandes Alves, que se destacou ao serviço de várias coletividades, e Francisco Alves Monteiro, dirigente do Corpo Nacional de Escutas.

Também em Associativismo, recebe a Medalha de Honra da Cidade João Marques de Carvalho, antigo vereador da Câmara Municipal que também desempenhou o cargo de presidente da Junta de Freguesia de S. Simão e da Sociedade Filarmónica Providência.

Ainda na mesma classe, a Autarquia atribui a Medalha de Honra à APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Josué Monteiro, dirigente durante várias décadas do Vitória Futebol Clube, à ACML – Associação dos Comerciantes do Mercado do Livramento, a Armando Oliveira, presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, e a José Lopes, pescador com atividade na mesma comissão de festas.

O padre Constantino Gonçalves Alves é agraciado com a Medalha de Honra da Cidade na Classe Paz e Liberdade, assim como o padre Luís Manuel Ferreira e Rui D’Espiney.

Na Classe Ciência e Tecnologia sobressaem a docente e dirigente educativa Maria da Fé Costa, que se destaca na área do Ensino, Carlos Cunha, professor com vários projetos galardoados, inclusivamente pela empresa Microsoft, e Luís Sousa, chairman e CEO da Euronext Lisbon e da Interbolsa.

Por fim, na Classe Comércio são distinguidos João Carlos Gonçalves Casimiro, um dos mais antigos comerciantes de Setúbal e popularmente conhecido por “João Farelo”, a Celui, empresa familiar orientada para a moda nupcial, batizados e comunhões, e Clementina Calado, comerciante da Baixa de Setúbal conhecida por “Tininha”.

A Óptica Pita, antiga empresa familiar, e a Quinta de Alcube, produtora vitivinícola com vários prémios nacionais e internacionais, são também condecoradas com a Medalha de Honra da Cidade na Classe Comércio.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign