23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 02 de Maio de 2013
Meia Maratona com novos percursos

A alteração do percurso da “XXIV Meia Maratona Internacional de Setúbal”, com novos trajetos citadinos, é a principal novidade desta edição da prova, agendada para dia 12, que homenageia a antiga campeã mundial de corta-mato Albertina Dias.

“Este ano, temos uma prova com mais metros na cidade, num percurso alargado a mais zonas do Bairro do Liceu”, adiantou o diretor da prova, Domingos Vieira, na apresentação da competição setubalense, ao final da manhã de dia 2, no Novotel.

Domingos Vieira sublinhou que a alteração ao percurso, opção “muito positiva”, reforça a tónica da competitividade e atratividade da prova setubalense, com início às 10h00, no Largo José Afonso, já com cerca de nove centenas de participantes inscritos nos dois eventos desportivos da competição.

Na “XXIV Meia Maratona Internacional de Setúbal” são esperados alguns atletas do panorama nacional, nomeadamente Filipa Almeida, Marisa Barros e Carlos Silva, presenças que ainda não estão confirmadas em virtude da realização de outras provas, fator que pode “condicionar a vinda dos atletas a Setúbal”, explicou Domingos Vieira.   

A prova, organizada pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Autarquia e o patrocínio de várias entidades, inclui uma competição principal, com 21,097 quilómetros, e a “Minimaratona das Famílias”, com seis mil metros, de caráter mais popular.

Com partida e meta no Largo José Afonso, o evento desportivo desenvolve-se por locais como as avenidas Luísa Todi, 22 de Dezembro, 5 de Outubro, da Europa e Dr. António Rodrigues Manito, e pela EN10-4, pela frente ribeirinha da cidade e zona industrial.

“Esta é a festa do atletismo, um evento que fomenta um estilo de vida saudável, sempre com uma grande moldura humana nas ruas da cidade”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, salientando a importância da “Minimaratona das Famílias”, que alia “o convívio à promoção da prática desportiva”.

A autarca, elogiando o trabalho de Domingos Vieira, “homem que é a força motriz da prova e que tem sabido, ano a ano, contrariar as dificuldades”, salientou que a competição setubalense já acolheu grandes atletas nacionais e internacionais, como a desportista Albertina Dias, que venceu a “VII Meia Maratona Internacional de Setúbal”, em 1996, homenageada na edição deste ano.

“Ainda me recordo do dia em que participei nesta prova. Já lá vão 17 anos. É uma honra muito grande ser homenageada nesta cidade tão maravilhosa”, confidenciou Albertina Dias. “Esta distinção tem um sentimento especial porque passado tanto tempo é importante saber que se recordam de mim.”

Albertina Dias, tripla medalhada nos mundiais de corta-mato e a primeira atleta portuguesa a conquistar as distinções de ouro, prata e bronze em competições internacionais da modalidade, é a primeira homenageada de um conjunto de tributos que a organização da prova pretende prestar em edições futuras.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, frisou que, “na base da realização deste tipo de provas, que estimulam uma prática desportiva regular, deve estar uma população ativa”, enaltecendo a importância do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal na “dinamização da modalidade, sobretudo entre os mais jovens”.

Já o presidente da Associação de Atletismo de Setúbal, Manuel Aguiar, destacou a importância da Meia Maratona, uma prova que está “numa posição cimeira no panorama nacional e que contribui para o desenvolvimento do atletismo e a captação de jovens atletas”.

Na apresentação da prova estiveram ainda representantes das empresas patrocinadoras Citroën e águas Serra da Estrela, assim como a subcomissária da PSP Maria da Luz, que apelou ao civismo da população em relação aos constrangimentos de trânsito que ocorrem durante a realização da “XXIV Meia Maratona Internacional de Setúbal”.

As inscrições para o evento desportivo, a decorrer até dia 8, com o valor de 7,5 euros para a meia maratona e de cinco para a minimaratona, podem ser feitas através do sítio www.xistarca.pt, por correio eletrónico com o endereço m.maratona.setubal@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelos contactos telefónicos 265 235 370 e 213 616 160.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign