24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
atletismo 21 de Setembro de 2015
Meia Maratona junta 1500 em festa

Ricardo Espada e Liliana Veríssimo venceram a Alegro Meia Maratona de Setúbal, prova realizada na manhã de dia 20 e na qual participaram cerca de oitocentos atletas, a que se juntaram mais sete centenas de pessoas numa competição complementar.

O atleta do R/R Online liderou isolado a maior parte do percurso da 26.ª edição da prova setubalense, organizada pela Câmara Municipal com o patrocínio principal do Alegro Setúbal, completando os mais de 21 quilómetros em 1h14m34s.

“Há dois anos que não vinha a Setúbal competir e senti-me bem”, realçou o vencedor da Alegro Meia Maratona, uma edição realizada com o apoio e patrocínio de várias entidades, num renovado percurso entre a cidade e a zona da Arrábida, a uma velocidade média de três minutos e meio por quilómetro.

Ricardo Espada, que cruzou a meta instalada no Largo José Afonso com uma larga vantagem sobre os principais opositores, arrancou para a frente da prova logo a partir do segundo quilómetro, pouco depois da saída no Alegro Setúbal. “Foi um percurso desafiante”, realçou o atleta.

Ao pódio da Alegro Meia Maratona de Setúbal, prova que este ano começou no viaduto da Arrábida, junto do centro comercial Alegro, subiram ainda Pedro Maia, do Amigos do Atletismo de Mafra, em segundo, com o tempo de 1h16m51s, enquanto João Ferreira, a correr a título individual, em terceiro, terminou com 1h17m59s.

Na competição masculina, destaque ainda para a participação do atleta paralímpico Jorge Pina, que terminou a prova no 16.º lugar, com o tempo de 1h22m50s. “Foi uma corrida magnífica. Dura, mas com o prazer da competição”, sublinhou o atleta em representação da Associação Jorge Pina.

Entre as mulheres, Liliana Veríssimo, a competir a título individual, cortou a meta instalada no Largo José Afonso com 1h32m24s. “A prova correu melhor do que aquilo que estava à espera”, confessou Liliana Veríssimo. “Foi uma boa preparação para a prova seguinte.”

O pódio feminino contou ainda com as presenças de Lúcia Oliveira, atleta da Generg que terminou em segundo com o tempo de 1h36m57s, a mais de quatro minutos da vencedora, e de Chantal Xhervelle, da Xtreme Level, com 1h37m37s.

Já os prémios Meta Volante 10 quilómetros, que distinguiram os melhores atletas na primeira metade da prova e que não eram acumuláveis com outras distinções, foram entregues a Cristiano Reis, do Lagoa Algarve, e Isabel Gonçalves, a competir a título individual, ambos classificados em quarto lugar.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, destacou a “grande moldura humana proporcionada pela prova”, uma das competições que fará parte do calendário desportivo de 2016, ano em que Setúbal ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto.

“Esta prova fantástica, cuja edição foi integrada nas comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage, serviu para aguçar o apetite para o próximo ano”, realçou a autarca, que adiantou que a competição em 2016 voltar a realizar-se, como até ao ano passado, na primeira quinzena de maio.

Maria das Dores Meira frisou que, a par da componente desportiva, o evento “dá a conhecer a cidade, não só para os locais mas também para os muitos atletas que se deslocaram a Setúbal”. A autarca destacou, igualmente, o envolvimento do Alegro Setúbal. “É uma parceria fundamental.”

Paralelamente à competição principal, decorreu a Corrida das Famílias/Corrida Mais Solidária da Cruz Vermelha Portuguesa de Setúbal, de caráter popular, com um percurso mais acessível, na distância de 5,5 quilómetros, na qual marcaram presença perto de setecentas pessoas.

A correr ou simplesmente a caminhar, o convívio e a boa disposição deram a tónica à prova não competitiva, na qual participou, durante parte do percurso, a autarca sadina. O tiro da partida, em simultâneo com a prova principal, foi dado pelo diretor-geral da Immocham, Mário Costa.

“Está um ambiente fantástico e com muita energia no ar”, anunciou, no início da prova, aquele responsável, ao partilhar com os atletas e público presente que “espera ver esta competição importante repetida por muitos mais anos” neste formato de parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

No dia 19, antes da Alegro Meia Maratona de Setúbal e da Corrida das Famílias/Corrida Mais Solidária da Cruz Vermelha Portuguesa de Setúbal, o protagonismo foi para os mais novos, com a Corrida Miúdos Alegro, para crianças e jovens dos 5 aos 13 anos, com animação no centro comercial.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign