11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 28 de Março de 2017
Meio milhar festeja com leituras

Cerca de quinhentos alunos de diversas escolas do concelho assistiram no dia 28, no Fórum Municipal Luísa Todi, a atuações musicais, declamação de poemas e dramatizações no espetáculo “Setúbal – Uma Baía a Ler”, no âmbito da XI Semana da Leitura.

O projeto, que já vai na quarta edição, organizado pelas bibliotecas escolares do concelho, juntamente com a Câmara Municipal de Setúbal e a Rede de Bibliotecas Escolares, divulga o trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares locais.

O tema de 2017 do Plano Nacional de Leitura, “O Prazer de Ler”, deu o mote a um espetáculo que envolveu diversas expressões artísticas, protagonizadas por alunos provenientes de todos os agrupamentos escolares do concelho, do 1.º ciclo ao secundário.

O evento, com a duração de duas horas, que arrancou aplausos e muitas gargalhadas, foi pontuado por “sketches” humorísticos interpretados por alunos e professores do Curso Profissional de Artes do Espetáculo do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago. 

A abertura coube ao grupo de percussão Sant’Iago Olodum, composto por alunos e ex-alunos daquele agrupamento escolar, a que se seguiu a dramatização “Alvoroço na Biblioteca”, baseada num texto de Cristina Quental e Mariana Magalhães, com interpretação por alunos da EB n.º 5 do Peixe Frito.

Já as crianças da EB do Montalvão e da EB de Aranguez leram poemas de José Jorge Letria e Álvaro Magalhães, enquanto um grupo de estudantes de 10.º ano da Escola Secundária de Bocage, com o acompanhamento de flautas transversais, declamou “Alegres Campos, Verdes Arvoredos” e “A Menina dos Olhos Verdes”, de Camões.

A festa continuou com a Escola Básica de Vila Fresca de Azeitão a apresentar a dramatização com marionetas “Anantes e Gigões”, com base num texto de Manuel António Pina, a que se seguiu a dramatização musical “Brilhete”, protagonizada por alunos de 4.º ano do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage.

Outro momento musical do espetáculo esteve a cargo do coro infantil da Escola Básica do Bairro Afonso Costa, que cantou “O Homem da Gaita”, música de José Afonso inspirada num conto tradicional português.

O teatro de sombras também marcou presença com a dramatização “Ungali”, baseada na obra de Elsa Serra, apresentada por alunos do 3.º ano da EB do Viso.

“Barco Negro”, de David Mourão-Ferreira, foi o poema escolhido para um momento musical acompanhado de dramatização, por alunos da Escola Profissional de Setúbal, enquanto a Secundária D. João II declamou poemas de Cecília Meireles, José Luís Peixoto e Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa.

As animações a cargo das escolas terminaram com a dramatização “O Príncipe Feliz”, baseada no texto de Oscar Wilde, protagonizada por alunos da Escola Secundária D. Manuel Martins.

O encerramento da quarta edição do projeto “Setúbal – Uma Baía a Ler” esteve a cargo dos professores que integram o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, que leram excertos do livro “Contos de Cães e Maus Lobos”, de Valter Hugo Mãe.

O espetáculo integrou a décima primeira edição da Semana da Leitura, a decorrer até dia 31, no âmbito da qual as escolas das redes pública e privada, a nível nacional, motivam os alunos para a participação em atividades de leitura livre, com as famílias, outros jovens, adultos das comunidades educativas e a população em geral.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign