23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
Mercado 30 de Setembro de 2011
Mercado do Livramento reabre

A reabertura do edifício do Mercado do Livramento, em Setúbal, no âmbito da empreitada de requalificação em curso, realiza-se no dia 11.

A cerimónia oficial de reabertura, agendada para as 10h00, conta com a presença do Executivo municipal e de representantes do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e da Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento.

Nesta fase, transitam para o interior do edifício os comerciantes que operam no piso térreo do Mercado do Livramento. Como previsto na programação da obra, para mais tarde fica a transferência dos lojistas das galerias do equipamento, espaços que ainda se encontram a ser alvos de intervenções.

Estes comerciantes, até à mudança definitiva para o interior do mercado, continuam a exercer a atividade profissional em instalações provisórias nas imediações do edifício intervencionado.

A mudança dos operadores para o interior do remodelado equipamento municipal permite arrancar com a segunda fase de intervenções no Mercado do Livramento, visando a criação de uma zona técnica no edifício onde a maioria dos comerciantes ficou instalada provisoriamente.

Além da criação da zona técnica, que contempla um cais de cargas e descargas, áreas de gelo e frio, balneários e ainda um espaço para a fiscalização, as obras visam terminar o espaço de galerias do interior do edifício do Mercado do Livramento.

Na estrutura que protege o painel azulejar, que, posteriormente, vai ser alvo trabalhos de recuperação, será colocada uma lona com os desenhos que constam no painel real.

Já o estaleiro de obras, que atualmente está instalado na Rua Ocidental do Mercado, passa para um espaço onde está montada a tenda gigante.

O Mercado do Livramento é o mais emblemático recinto de comércio da cidade, que, pela tradição e qualidade dos produtos, é muito procurado por setubalenses e visitantes. Datado de 1930, o edifício possui grande valor arquitetónico.

Apetrechar o equipamento municipal de todas as condições que satisfaçam as exigências legais e criar uma nova dinâmica na própria estrutura do mercado foram imperativos que motivaram esta empreitada, executada pela empresa Alexandre Barbosa Borges.

A empreitada “Requalificação e Modernização do Mercado do Livramento”, do PIVZRS – Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal, constitui um investimento global de 3 milhões, 206 mil e 265,16 euros, com uma comparticipação de 1 milhão, 183 mil e 524,43 euros de fundos comunitários através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign