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livramento 14 de Julho de 2016
Mercado famoso saboreia caldeirada

A caldeirada setubalense deu sabor a um convívio realizado no dia 13, ao jantar, no Mercado do Livramento, tradicional espaço de comércio setubalense a celebrar 140 anos e eleito por uma jornalista norte-americana, presente no evento, como um dos mais famosos do mundo.

“Obrigado Marla Cimini por nos visitar e por tudo o que fez por este mercado, que é, tal como noticiado na publicação USA Today, um dos mercados de peixe mais famosos do mundo. Para nós, é o melhor”, elogiou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no evento Caldeirada no Mercado do Livramento. 

A jornalista norte-americana, especialista em gastronomia e vinhos, que há cerca de um ano destacou o Mercado do Livramento num trabalho sobre mercados, foi convidada especial na iniciativa que juntou perto de três centenas de pessoas num convívio enquadrado nas comemorações dos 140 anos daquele equipamento municipal.

“Com o trabalho que fez no USA Today, ao qual devemos, aliás, boa parte da fama internacional do Mercado do Livramento, levou o nome deste centenário equipamento mais longe”, destacou a autarca, confiante de que a jornalista levará de Setúbal “novas ideias para mostrar um pouco mais da região”.

Uma das novas ideias a partilhar com os leitores norte-americanos poderá ser a caldeirada setubalense, apreciada por Marla Cimini no jantar de dia 13, juntamente com uma tradicional massinha do caldo, num momento que incluiu música pelo grupo típico “Os Alcorrazes” e danças de salão do Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz.

Para a jornalista Marla Cimini, o convite da Câmara Municipal de Setúbal e da Entidade Regional de Turismo de Lisboa constituiu “uma excelente oportunidade” para voltar a Portugal e conhecer com mais tempo e detalhe tanto o Mercado do Livramento como a cidade sadina, a história setubalense e a identidade local.

“Já estive em vários mercados no mundo e fiquei muito impressionada com o Livramento, a sua dimensão e beleza, mas também a forma como é gerido. O que mais me impressionou foram as pessoas. São muito acolhedoras e dá para perceber que realmente se preocupam com o mercado”, destacou Marla Cimini.

A jornalista afirmou ainda que o artigo realizado há cerca de um ano “foi um dos mais populares” que escreveu e que “ainda hoje é bastante procurado, tanto nas redes sociais como na versão online do USA Today.” Acrescentou que “foi agradável saber que o artigo teve tanta recetividade local e que ajudou o mercado”.

“O peixe é fantástico, as frutas e os vegetais são espantosos”, realçou Marla Cimini. De Setúbal, além das recordações, afetividade e agradecimento da autarquia e dos operadores do mercado, a jornalista levou ainda um conjunto de ofertas, como uma pintura em aguarela alusiva ao Mercado do Livramento.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, enalteceu a importância dos comerciantes e operadores para a vitalidade do Mercado. “Aqui há de tudo o que é bom, a começar pelas pessoas que aqui vendem e que fazem deste mercado a sua vida.”

A qualidade que dá hoje fama à mais conhecida praça setubalense remonta à necessidade de organizar e regulamentar a venda de produtos que, no século XIX, se processava na Ribeira Velha e na Praça do Sapal, hoje, Praça de Bocage, e se dispersava por ruas e travessas do Centro Histórico.

“Se o Mercado do Livramento é o melhor do mundo, não poderemos ter a certeza. Do que estamos certos é que, para nós e para todos os que o frequentam é, provavelmente, o melhor do mundo”, vincou Maria das Dores Meira. Adiantou, ainda, que o mercado faz parte da memória e identidade setubalense.

“O Mercado do Livramento é e será sempre a joia da coroa setubalense e azeitonense, quaisquer sejam os investimentos que venham a ser concretizados na cidade”, afirmou a autarca. “Este é o centro nevrálgico da vida de uma cidade que se modernizou e industrializou, mas mantém, como poucos, as características mais puras.”

A Caldeirada no Mercado do Livramento, com o tradicional guisado a ser confecionado pela Associação Família do Mar de São Sebastião, incluiu ainda exibição do filme recentemente realizado no equipamento, um flash mob com ópera ao vivo que surpreendeu operadores e visitantes, vídeo que conta com mais de meio milhão de visualizações no YouTube.

A iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal foi organizada com o apoio da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento, Associação de Produtores Agrícolas dos Concelhos de Setúbal e de Palmela e Pingo Doce.

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