23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
património 18 de Janeiro de 2013
Mercado repõe painel de azulejos

Uma intervenção de restauro do património azulejar está a ser conduzida no Mercado do Livramento, operação que inclui a reposição de um valioso painel original.

Os trabalhos são promovidos pela Câmara Municipal de Setúbal com o apoio da Fundação Buehler-Brockhaus, instituição que suporta os encargos financeiros da delicada intervenção, executada pela empresa Esgrafito Mural com apoio de técnicos municipais.

Na parede interior do topo sul do Mercado do Livramento já é possível observar uma grande parte do painel de azulejos seriamente danificado na derrocada de uma parede registada há um ano e que está a ser reposto no âmbito desta sensível operação de restauro, com alguns dos trabalhos executados no Museu de Setúbal.

A intervenção permitiu recuperar a grande maioria das peças originais que compõem aquele património azulejar, entre 80 e 85 por cento, através de ações que incluíram a separação dos azulejos da argamassa, a limpeza de fragmentos, a reintegração cromática e a replicação de algumas das peças.

O painel de azulejos neobarroco, azul e branco, com representações de atividades agrícolas e comerciais, bem como uma vista de Setúbal do início do século XX, contém aproximadamente 5700 peças, numa área total de 117 metros quadrados.

O painel de azulejos está a ser reposto numa estrutura com 1,5 centímetros de profundidade, solução técnica que garante uma maior proteção da obra, uma vez que evita que as peças sejam afetadas por vibrações e facilita, caso seja necessário, a desmontagem de todo o conjunto.

A intervenção, com um custo global de 58.739 euros, inclui também a execução de operações de restauro de dois painéis de azulejos patentes nas entradas norte do espaço comercial, peças do século XX igualmente em estilo neobarroco, policromos, representando uma área total de 90 metros quadrados.

A operação de restauro do património azulejar decorre em simultâneo com a segunda fase da empreitada de requalificação e modernização do Mercado do Livramento, que inclui obras de adaptação do piso superior do imóvel para a instalação de lojas e de um ninho de empresas, assim como a criação de um cais de cargas e descargas, numa nova área construída a sul.

No exterior, na Rua Oriental do Mercado, estão a ser executados trabalhos que visam o aumento da atratividade daquela via, ação que inclui a criação de novas áreas de circulação pedonal e a substituição das redes de saneamento.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign