17 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
mulher 21 de Fevereiro de 2014
Mês pela igualdade de género

Uma sessão de pintura ao vivo, palestras, desporto, cinema e música são atividades do Março Mulher 2014, programa com o tema “Quebrar Estereótipos, o Direito à Escolha” que assinala, em Setúbal, o Dia Internacional da Mulher.

O programa, organizado pela Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES), em parceria com a Câmara Municipal e em colaboração com várias instituições, decorre em vários pontos do concelho, com as atividades a serem dinamizadas ao longo do mês.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8, é um dos pontos altos do programa. Com atividades de manhã à noite, as comemorações começam com uma sessão de pintura ao vivo por artistas plásticos, entre as 10h00 e as 13h00, na Praça de Bocage, iniciativa aberta à população em geral.

Dília Samarth, João Mendão, Isabel Alfarrobinha, Gilda Leandro, Manuela Conceição, Rita Pardal, Florbela Glindim, Miranda Brito e Antónia Calixto são alguns dos artistas que marcam presença na sessão, com os trabalhos elaborados nesta iniciativa a ser integrados, posteriormente, uma exposição coletiva.

Atividades desportivas direcionadas para o sexo feminino são promovidas entre as 10h00 e as 12h00 no Ginásio Womanfit, com cycling, às 10h00, pump, 10h45, e treino em circuito,11h30 às 12h00. A iniciativa do “Manhãs nos Ginásio”, do programa “Ativo dos 0 aos 100”, tem marcações pelo 265 501 347.

Na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, a partir das 13h00, há um almoço de celebração da Mulher, seguido de uma encenação pela Água Ardente Produções Teatrais, um momento de poesia e um baile com a artista Fátima Dias. Informações e reservas pelo 916 310 298.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti, com início às 15h00, é exibido o filme “Le monde à l’envers”, de Sylvain Desclous. A curta-metragem, com 37 minutos e realizada em 2010, é legendada em português e integra a Festa da Francofonia, promovida pela Alliance Française de Setúbal.

No mesmo espaço museológico, a partir das 16h30, fala-se de “Maternidade na Pintura Francesa do Séc. XIX”, numa palestra aberta à participação de todos, conduzida por António Galrinho, professor e artista plástico, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

“Mulheres de Setúbal que fizeram Abril” é o tema de uma conferência dinamizada por Anita Vilar, médica psiquiatra e investigadora de temas de história local, atividade a realizar às 16h00, na Casa da Cultura, na Sala José Afonso, organizada pelo Centro de Estudos Bocageanos.

Em Setúbal, o Dia Internacional da Mulher termina com a música de Sara Tavares, num concerto intimista a partir das 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi. As entradas para o espetáculo que celebra, igualmente as duas décadas da carreira da artista, custam 15 euros.

O programa do Março Mulher 2014, com iniciativas pontuais a ser dinamizadas em abril, maio e junho, bem como noutros locais do distrito de Setúbal inclui, entre outras, um ciclo de workshops, exposições, debates, conversas e conferências e atividades desportivas.

Entre as inúmeras atividades, destaque para o Arraial Março Mulher 2014, agendado para 10 de maio, entre as 15h00 e as 23h00, na Praça Machado Santos, com animação, música, teatro, mostras de jogos tradicionais portugueses e oficinas de artes plásticas e artesanato.
 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign