18 de Dezembro de 2017
13º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
música 31 de Janeiro de 2014
Mestre Chainho em concerto

O mestre António Chainho dá um um concerto no dia 31, à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, depois de, à tarde, ter conduzido uma masterclass sobre guitarra portuguesa, na Casa da Cultura.

Setúbal presta, às 21h30, um tributo ao mestre Chainho, com um espetáculo do ciclo "Luisa Todi homenageia...", no qual participam também Rão Kyao, Marta Dias, Inês Pereira e Ana Vieira.

Os ingressos para o concerto, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com um custo de 14 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, de terça-feira a domingo, das 11h00 às 20h00 ou até meia hora depois do início do evento, bem como em www.bilheteiraonline.pt.

Com meio século a divulgar a guitarra portuguesa em palcos por todo o mundo – completa 50 anos de carreira, em 2015 –, em atuações do Brasil ao Japão, da Índia a Itália, o mestre Chainho é agora homenageado neste concerto.

O acompanhamento da sua guitarra portuguesa às vozes das brasileiras Gal Costa e Fafá de Belém, da espanhola Maria Dolores Pradera e da japonesa Saki Kubota é exemplo da fama conquistada pelo músico.

Natural de Santiago do Cacém, que se estreou na casa de fados A Severa, em meados dos anos 60, ao lado de Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Carlos do Carmo, Francisco José, Tony de Matos, António Mourão, Frei Hermano da Câmara e Hermínia Silva.

Vários álbuns depois, como “Fura Fura”, de José Afonso, e “Fado Bailado”, de Rão Kyao, Chainho continua a reinventar a guitarra portuguesa e grava, em 1998, “A Guitarra e Outras Mulheres”, acompanhado por Teresa Salgueiro, Marta Dias, Filipa Pais, Ana Sofia Varela, Elba Ramalho e Nina Miranda, bem como por músicos prestigiados de Nova Iorque, Bruce Swedien, Greg Cohen e Peter Scherer.

O mestre Chainho é convidado inúmeras vezes para atuar ao lado de vozes com registos bem diferentes, como o cantor lírico José Carreras, num concerto no Pavilhão Atlântico, a brasileira Adriana Calcanhoto, numa das suas digressões em Portugal, no Rio de Janeiro e em São Paulo a convite de Maria Bethânia e ao lado do músico de flamenco Paco de Lucía.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign