15 de Dezembro de 2017
14º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
fado 23 de Fevereiro de 2015
Mickael Salgado vence Gala de Fado

Mickael Salgado brilhou no desfecho do 7.º Concurso de Fado Amador de Setúbal ao vencer a Gala Final que decorreu, no dia 21 à noite, na sede esgotada da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

O jovem de 23 anos, natural de Tentúgal, Montemor-o-Velho, sobressaiu entre os sete finalistas que conquistaram um lugar na Gala Final do concurso promovido pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Capricho Setubalense.

Com formação no canto lírico, no qual é licenciado e mestre, Mickael Salgado sente uma paixão especial pelo fado desde criança. “Faz parte do código genético da alma portuguesa, da nossa identidade. Cada vez que canto o fado é uma experiência de vida e no meu caso é também uma partilha de momentos e adversidades por que passei”, sublinhou o fadista amador, invisual.

Com Fernando Farinha como “ídolo de sempre”, Mickael Salgado entende o primeiro lugar no Concurso de Fado Amador de Setúbal como um incentivo para a profissionalização. “Assumo que é um desejo ser fadista profissional e este momento acaba por ser mais uma ajuda nessa direção.”

Sobre a experiência em Setúbal, o vencedor da sétima edição do concurso frisou que “foi essencialmente uma partilha de experiências e um convívio. Houve a oportunidade para se trocarem impressões e perceber como cada um sente o fado que canta”.

O salão da Capricho Setubalense encheu por completo com público que fez questão de marcar presença para assistir à Gala Final do 7.º Concurso de Fado Amador, a qual contou ainda com as participações de Susana Almeida, segunda classificada, Sofia Ramos, que ficou em terceiro lugar, e Raquel Faria, Valter Palma, Carla Marono e Maria João Rodrigues.

Mickael Salgado, também vencedor do Prémio do Público, recompensado com 125 euros, recebeu, pelo primeiro lugar no concurso, um cheque de 500 euros, um fim de semana para duas pessoas no Hotel do Sado e vai gravar um CD através da RW Music, patrocinadora da prova

O fadista amador garantiu também atuações no cartaz de 2015 da Feira de Sant’Iago, bem como na iniciativa “Lugar ao Fado”, a realizar a 16 de maio, na Casa da Cultura, e um showcase na Fnac Setúbal, localizada no centro comercial Alegro.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina, salientou no encerramento do concurso que “os mais de trinta candidatos oriundos de vários pontos do País que se apresentaram para a sétima edição do evento são um sinal de que este é um evento que chega longe e de que a cidade de Setúbal recebe bem quem a visita”.

Pedro Pina, além de acentuar a importância dos vários apoios que o Concurso de Fado Amador de Setúbal recebe, enalteceu o envolvimento do cantor setubalense Toy, que integrou o júri da prova na edição deste ano. “Faz parte da identidade desta cidade e são pessoas como o Toy, com Setúbal no coração, que levam o nome do concelho a muito longe.”

O cantor, além de integrar a equipa de três elementos do júri, atuou nos intervalos da Gala Final. “Estou aqui também como fadista amador. A minha profissão não é cantar o fado”, advertiu o cantor instantes antes de impressionar e emocionar toda a plateia com a qualidade da interpretação dos fados.

Toy recordou ainda que foi precisamente na Sociedade Musical Capricho Setubalense onde subiu, “há 41 anos, pela primeira vez a um palco”.

A Gala Final do 7.º Concurso de Fado Amador de Setúbal ficou marcada por um constante ambiente de festa, envolto no registo castiço do fado. Para isso contribuiu o jantar organizado pela Capricho Setubalense, que encheu o salão logo a partir das oito da noite, apesar dos concorrentes só começarem a cantar cerca de duas horas mais tarde.

A sala, que por várias vezes entoou juntamente com os cantores os refrões dos fados mais conhecidos, tinha vários núcleos de apoio aos diferentes participantes.

O Concurso de Fado Amador de Setúbal foi organizado como o apoio da Fundação Büehler-Brockhaus, da União das Freguesias de Setúbal, da Fnac, da RW Music, do Hotel do Sado e da Rádio Amália, media partner do evento.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign