18 de Dezembro de 2017
13º
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
atletismo 02 de Maio de 2016
Milhares em Meia Maratona renovada

Mais de 1500 pessoas já estão inscritas na Alegro Meia Maratona de Setúbal, a realizar no dia 8, numa edição com um percurso melhorado e que, pela primeira vez, conta com certificação de qualidade internacional.

O facto de a uma semana da realização o evento já registar mais de milhar e meio de inscrições é demonstrativo, para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, de que “Setúbal está na moda. As pessoas já perceberam que é uma das mais extraordinárias cidades do país”.

Maria das Dores Meira foi uma das intervenientes na apresentação oficial da prova, na manhã de dia 2, no Centro Comercial Alegro Setúbal, num encontro em que também participaram o vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina, e o diretor-geral da Immochan Portugal, Mário Costa.

Com vários anos de história desportiva no concelho, esta é a segunda edição da Meia Maratona de Setúbal desenvolvida através de uma parceria estreita entre a Câmara Municipal, entidade organizadora, e o Alegro, patrocinador principal.

“Além do interesse competitivo, um dos principais objetivos a atingir era o de tornar esta uma prova cativante para quem nela participa. Fazer uma prova atrativa para toda a população. E é isso que agora se repete, num formato melhorado”, sublinhou Pedro Pina.

Componente reforçada por Mário Costa, que destacou que “o próximo fim de semana é dedicado às famílias”.

O evento reparte-se pelo sábado, dia 7, com a Corrida Miúdos Alegro, às 16h00, destinada a crianças dos 5 aos 13 anos, e pelo domingo, a partir das 09h30, com a Alegro Meia Maratona de Setúbal, a prova principal, de 21,0975 quilómetros, e a Corrida de Famílias, de caráter lúdico, com um percurso de 5500 metros.

As três estrelas de certificação de âmbito internacional, atribuídas à qualidade organizativa pela Associação Europeia de Atletismo – Running for All, são uma das principais novidades da edição de 2016 da prova.

Hugo Sousa, diretor da HMS Sports, responsável pela organização técnica do evento, também presente na apresentação oficial, salientou que a candidatura “só não foi feita às cinco estrelas porque esta prova ainda não tem cinco edições com este percurso”.

Em termos organizativos e de apoio aos atletas, a Alegro Meia Maratona de Setúbal tem este ano a novidade de incluir nos postos de abastecimento, além de líquidos, também sólidos, nomeadamente ao quilómetro 15 e na meta.

Com estacionamento, bengaleiro e balneários assegurados para os participantes, esta edição estreia ainda o serviço de transporte para acompanhantes entre a partida e a meta.

“Alterámos também o percurso [da prova principal], no qual foi retirada a passagem repetida pelo Estádio do Bonfim. Fomos sensíveis aos apontamentos deixados por atletas no ano passado. Assim, o percurso deste ano não inclui repetições e, acima de tudo, mantém a passagem pela serra [da Arrábida], porque queremos que seja o ex-líbris desta prova”, sublinhou Hugo Sousa.

A apresentação da Alegro Meia Maratona de Setúbal recebeu, ainda, o contributo de Ricardo Pereira Martins, atleta e blogger setubalense.

“Vivo há vários anos em Lisboa, mas tenho muitas saudades da cultura desportiva de Setúbal”, observou, acrescentando que o percurso atual da prova sadina “tem muito mais a ver com a cidade e tem um caráter bastante apelativo”, por contraponto com os circuitos de outras edições da corrida, que incluíam passagem pela zona industrial da Mitrena.

Com a particularidade de Setúbal ser Cidade Europeia do Desporto em 2016, programa no âmbito do qual a prova está integrada, Maria das Dores Meira garante que o evento “tem ainda maior relevância” nesta edição.

Tudo conjugado para que “no próximo fim de semana se verifique mais uma grande festa de desporto na cidade, com a presença de milhares de atletas, mas também de todos os que os acompanham, o que transforma este evento num excelente investimento com rentabilidade assegurada”, afirmou a autarca.

A competição oficial, além dos prémios associados aos lugares no pódio, inclui uma meta volante ao quilómetro 10, com prémio atribuído pela Câmara Municipal de Setúbal aos primeiro e primeira atletas a passarem, não classificados nas três primeiras posições da prova.

As inscrições, a decorrer, podem ser feitas a partir da página oficial da prova, em www.alegromeiamaratonadesetubal.pt.

As crianças inscritas na Corrida Alegro Miúdos, a realizar no dia 7, recebem uma entrada gratuita no Aquashow, enquanto aos participantes na Meia Maratona e na Corrida das Famílias é entregue um voucher de 50 por cento de desconto na compra de duas entradas naquele parque aquático.

O Clube de Ténis de Setúbal oferece, ainda, aos participantes na Corrida Miúdos Alegro, duas aulas gratuitas.

A Corrida Miúdos Alegro reparte-se por grupos etários e percursos, nomeadamente Bambis, dos 5 aos 6 anos e uma distância de 200 metros, Benjamins A, dos 7 aos 9, cerca de 300 metros, Benjamins B, dos 10 aos 11, 600 metros, e Infantis, dos 12 aos 13, mil metros.

Trânsito

A realização da Alegro Meia Maratona de Setúbal implica algumas interrupções na circulação automóvel durante a manhã de domingo, dia 8.

Entre as 06h30 e as 10h00 verifica-se um corte de trânsito rodoviário na Avenida Antero de Quental.

A Avenida Luísa Todi, defronte do Auditório José Afonso, está cortada ao trânsito entre as 07h30 e as 13h00, enquanto na Estrada Nacional 10-4 não se pode circular de automóvel das 08h00 às 12h30.

Nas avenidas Infante D. Henrique, D. Manuel I e Pedro Álvares Cabral, assim como um troço da Estrada da Graça, o trânsito rodoviário está interditado das 09h00 às 10h00.

Por fim, entre as 09h00 e as 12h00 o tráfego automóvel está interrompido nas avenidas Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign