22 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
sant'iago 28 de Julho de 2014
Milhares visitam Feira de Sant'Iago

A Feira de Sant’Iago começou no dia 25 em Setúbal em ambiente de festa, numa edição que assinala os 40 anos do 25 de Abril, os 500 anos do foral setubalense manuelino e a primeira década do certame nas Manteigadas.

“A Feira de Sant’Iago será sempre a feira de Setúbal”, afirmou a presidente da Câmara Municipal durante a intervenção na cerimónia de inauguração, realizada no dia 25 à noite, poucos minutos depois da abertura oficial ao público das portas do recinto e que contou com a atuação da Tuna Sadina, da Real Trovatuna e do coro municipal “Afina Setúbal”.

Maria das Dores Meira recordou que se cumprem agora dez anos desde que a Feira de Sant’Iago se passou a realizar no Parque Sant’Iago, recinto preparado especificamente para receber o certame na zona das Manteigadas.

“É imperioso que se reconheça que tem sido feito um percurso complexo”, salientou a autarca sobre a deslocalização da feira do centro da cidade, acrescentando que essa medida, proposta, inclusivamente, pelo Plano Estratégico do Polis há 13 anos, tem conseguido “manter as características mais tradicionais da feira e atrair milhares e milhares de visitantes”.

A Feira de Sant’Iago, que este ano decorre até 3 de agosto, foi visitada, só nos primeiros três dias iniciais, entre sexta-feira e domingo, por quase 93 mil pessoas.

Maria das Dores Meira salientou que o certame tem a duração este ano de dez dias, em vez dos habituais 16.

A medida, apontou, além de implicar um orçamento global menor, “reduzido de 650 mil para 500 mil euros”, facilita a participação de feirantes, pelo que, indicou, esta edição conta com “a inscrição de mais trinta feirantes e expositores, num total de 208, o que representa um aumento de 14 por cento em relação a 2013”.

A Feira de Sant’Iago de 2014, além de mais stands de venda e de exposições, conta também com novas diversões, em particular um roda gigante, de onde, do alto, se pode apreciar uma vista geral do recinto e a cidade no horizonte.

A presidente da Câmara Municipal realizou uma visita ao certame acompanhada de vereadores do Executivo municipal, do bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, de presidentes das juntas de freguesia e de várias outras personalidades.

Logo na entrada principal do recinto, o Teatro Animação de Setúbal apresentou uma pequena encenação alusiva à Revolução dos Cravos, facto a que não é alheio o tema principal do certame ser “Setúbal 1974-2014 | 25 de Abril 40 anos”.

O pavilhão principal da feira, da Câmara Municipal, é precisamente dedicado à revolução que devolveu a liberdade ao País.

O designer Teófilo Duarte e a historiadora Luísa Tiago de Oliveira, autores do espaço, realizaram uma visita guiada à comitiva, na qual explicaram pormenores da exposição, como a gravilha presente no início do percurso pelo pavilhão e por onde o público tem que passar. Trata-se de uma metáfora sonora que remete para a marcha dos militares que libertaram Portugal da ditadura.

Na colina que serve de miradouro para o recinto da feira encontra-se uma área dedicada às comemorações do foral manuelino de Setúbal.

O espaço, organizado pelo Arquivo Municipal, desenvolve várias atividades evocativas do documento real que reconheceu, no século XVI, a importância de Setúbal no País, entre elas uma exposição alusiva.

No dia de inauguração, vários figurantes tocaram e dançaram músicas representativas daquele período.

A cartaz cultural é também uma forte componente da Feira de Sant’Iago. Face, Nelson Freitas e DJ Monchike atuaram no Palco Setúbal para milhares de pessoas no dia inaugural.

A Edinstvo – Associação de Imigrantes de Leste e a Associação Cultural Busuioc dos Cidadãos Moldavos da Península de Setúbal foram as responsáveis pelas primeiras atuações, no dia 25, no Palco Mundo, dedicado às expressões artísticas das muitas culturas e etnias a viver no concelho sadino.

O recinto da Feira de Sat’Iago abre ao público entre as 14h00 e a 01h00, de domingo a quinta-feira, e encerra às 02h00, à sexta e ao sábado.

O programa completo do certame pode ser consultado nesta ligação. Novidades e passatempos estão disponíveis nas páginas do Facebook /feiradesantiagooficial e /municipiodesetubal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign