22 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
prevenção 17 de Outubro de 2013
Militares abrem caminhos da Arrábida

Uma operação de larga escala de limpeza e beneficiação de caminhos rurais, com recurso a meios militares, para prevenção de incêndios florestais, está a ser promovida pela Câmara Municipal de Setúbal no Parque Natural da Arrábida.

A intervenção, a decorrer desde julho e com conclusão prevista no final do primeiro trimestre de 2014, num território rural com uma extensão de 27 quilómetros, é executada no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre a Autarquia e o Regimento de Engenharia n.º 1 do Exército, unidade especializada neste tipo de operações.

A prevenção de incêndios florestais é o principal objetivo desta obra que inclui a execução de trabalhos de limpeza de mato e a abertura, correção e alargamento de caminhos e trilhos rurais para acesso a viaturas de socorro em caso de situações de emergência e de perigo naquela área da Arrábida.

A criação e reparação de valetas e taludes e a colocação de manilhas em locais de passagem de águas são outros trabalhos em execução por aquela unidade do Exército português, apoiada por um conjunto de maquinaria pesada, como camiões, cilindros e retroescavadoras.

O asfaltamento, com recurso a inertes provenientes da Siderurgia Nacional, em toda a extensão de caminhos e trilhos na área abrangida por esta operação é outro dos trabalhos em curso. A colocação de revestimento é sustentada por um parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente.

O protocolo de colaboração celebrado no início de junho entre a Autarquia e o Regimento de Engenharia n.º 1 do Exército prevê a intervenção num total de 16 locais, incluindo o desmonte de terras no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, e a desmatação de uma área de canavial na Estrada de Palmela.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign