24 de Outubro de 2017
15º
max. 27º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
acessibilidades 23 de Abril de 2013
Mobilidade analisada em Barcelona

Uma comitiva da Câmara Municipal de Setúbal visitou a cidade espanhola de Barcelona para uma jornada de trabalho impulsionada pelo programa RAMPA – Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade.

A delegação setubalense, liderada pela presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, visitou um vasto conjunto de espaços e equipamentos públicos da cidade catalã, considerada um paradigma de boas práticas em matéria de acessibilidade e mobilidade para a população, nomeadamente para cidadãos portadores de deficiência.

Das reuniões e visitas de trabalho, realizadas em colaboração com elementos do município de Barcelona e do Instituto Municipal de Personas con Discapacidad (IMD), a comitiva sadina teve oportunidade de observar um leque alargado de equipamentos, medidas e políticas implementadas nos últimos quarenta anos na capital da região da Catalunha, destinadas a adaptar e a facilitar o usufruto dos serviços urbanos a todos os habitantes e turistas.

A deslocação a Barcelona, realizada entre os dias 10 e 12, enquadra-se no segmento do programa RAMPA destinado a fomentar ações de investigação, sensibilização e promoção de boas práticas no âmbito da deficiência.

Os pontos em comum entre ambos os centros urbanos, como a importância histórica nos respetivos países, a ligação ao mar e à serra e a proximidade a zonas balneares, foram fatores que contribuíram para a realização da visita de estudo, na qual participou ainda o vereador setubalense do Urbanismo, André Martins.

Durante a permanência da comitiva de Setúbal em Barcelona foram analisadas três componentes temáticas principais, dedicadas à acessibilidade da população em diferentes valências urbanas, à aplicação de políticas e estratégias de acessibilidade da cidade espanhola, tanto pela autarquia catalã, como pelo IMD, e à aposta no turismo, gerador de receitas municipais significativas devido à facilidade que pessoas com deficiência de outros países têm em visitar aquele centro urbano.

A deslocação serviu como complemento ao trabalho que já está a ser desenvolvido em Setúbal há vários anos, onde se tem investido em inúmeras medidas promotoras de acessibilidade, como rebaixamento de passeios em zonas de atravessamento pedonal ou a instalação de elevadores e rampas em equipamentos públicos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign