15 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
Ambiente 22 de Setembro de 2011
Mobilidade em dia sem carros

Demonstrações de veículos não poluentes e amigos do ambiente e iniciativas de sensibilização da população para o uso de transportes coletivos foram ações promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal que assinalaram o Dia Europeu sem Carros.

As atividades, realizadas dia 22, na Praça de Bocage, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2011, contaram com a presença do vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que destacou os projetos e investimentos da Autarquia nesta área.

“Estamos empenhados, apesar das dificuldades económicas, em implementar projetos mais ambiciosos, a médio prazo, que melhorem a qualidade de vida das populações”, vincou o autarca, apontando vários investimentos já realizados, como a aquisição de viaturas ecológicas para a higiene urbana e a opção pela composição da frota municipal com veículos híbridos.

As ações já implementadas pela Autarquia, explicou o vereador, “não são investimentos isolados e fazem parte de uma visão estratégica que a Câmara Municipal tem para o Concelho no âmbito da sustentabilidade ambiental”, aludindo, igualmente, aos planos de ciclovias e circuitos pedonais que estão a ser desenvolvidos.

A zona ribeirinha, uma das áreas da cidade onde decorrem atualmente obras de requalificação, é um dos locais em que estão previstas aquelas infraestruturas. “Estamos a criar condições para a implementação destes circuitos alternativos de mobilidade, aproximando, também, a cidade do rio”, frisou André Martins.

O programa de atividades que assinalaram o Dia Europeu sem Carros incluiu uma exposição subordinada aos transportes amigos do ambiente, dinamizada pelas empresas Fertagus, CP e TST, e demonstrações de trotinetas elétricas, veículos que puderam ser experimentados pelos munícipes.

“É um veículo muito prático, totalmente elétrico, para pequenas deslocações citadinas”, salientou Miguel Rodrigues, representante da ZAC, empresa portuguesa que fabrica as trotinetas, com uma autonomia de dez quilómetros e uma velocidade máxima de 25 quilómetros horários. 

Em virtude desta iniciativa, o trânsito na Praça de Bocage, assim como nas vias de acesso à mesma, nomeadamente nas ruas Tenente Valadim e de Bocage, foi encerrado durante todo o dia a veículos movidos a gasóleo e a gasolina.

O conjunto de iniciativas promovidas neste âmbito incluiu ainda viagens gratuitas no comboio turístico que percorre locais de interesse histórico e natural, transporte que, o dia 22, passou, excecionalmente, na Praça de Bocage. 

As ações de estímulo do uso de transportes coletivos contemplaram ainda a disponibilização gratuita de bilhetes para os utilizadores de comboios da Fertagus que se apresentassem de bicicleta na estação da Praça do Brasil.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign