17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
mobilidade 19 de Setembro de 2013
Mobilidade no centro de Setúbal

Boccia, gincanas de bicicleta, percursos de acessibilidade, workshop de dança e animações de rua foram algumas atividades que decorreram no dia 19 na Praça de Bocage, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Com a praça central da cidade encerrada ao trânsito durante todo o dia, cerca de setenta utentes da APPACDM de Setúbal usufruíram de um conjunto de ações que para uns foram verdadeiros desafios.

Com diferentes idades e graus de deficiências, desde as motoras às cognitivas, os beneficiários da instituição participaram entusiasticamente nesta ação da Semana Europeia da Mobilidade, que tem como mote “Ar Limpo – está nas tuas mãos!”.

A sensibilização para a utilização de meios alternativos ao veículo automóvel convencional, como os elétricos, híbridos e a bicicleta, é o objetivo desta iniciativa, a decorrer em Setúbal entre os dias 16 e 22.

A ação de dia 19 na Praça de Bocage foi também uma oportunidade para aprender a pedalar na bicicleta, como aconteceu com a Vânia, 25 anos, que não quis deixar de “tentar andar”.

Para ajudar, voluntariou-se o Miguel, 17 anos, que acha a Praça de Bocage “muito divertida” em dias como este.

Mais limitado na locomoção, o “benfiquista” Cláudio, 11 anos, gosta de praticar boccia, outra modalidade também disponível nesta ação.

Victor Bruno, técnico de Psicomotricidade da APPACDM de Setúbal, referiu que os utentes estão habituados a praticar estas atividades direcionadas para cada tipo de deficiência, como o boccia para a deficiência motora e a petanca que exige estratégia de jogo.

“Muitos deles não fazem regularmente este tipo de exercício”, lamenta Victor Bruno, acrescentando que, para esses, participarem nas atividades na Praça de Bocage “são verdadeiros desafios”.

Acostumado ao exercício físico e com provas dadas em várias modalidades, Ângelo, 20 anos, envolve-se em provas de atletismo, ciclismo, andebol e equitação.

Além do desporto, o jovem da APPACDM, uma “segunda família” a que pertence há 15 anos, trabalha numa empresa de jardinagem. “Pareço um gafanhoto. Quando paro no tempo penso que já fiz isto tudo.

Além de assistirem à diversão, quem passou pela Praça de Bocage pôde satisfazer a curiosidade sobre o funcionamento dos veículos híbridos e elétricos, através das representações da EDP, Renault, Toyota e SGS Car, bem como das bicicletas elétricas da Zmov e de aluguer da Rent a Bike.

Uma visão diferente da Praça de Bocage foi o tema proposto aos artistas plásticos da associação Artiset, que pintaram ao vivo pormenores que escapam ao olhar de quem por ali passa.

Olinda Lima, professora, e Graciete Lança, médica, ambas reformadas, foram duas artistas que aceitaram o repto da associação. Foi preciso “coragem” para Graciete se instalar, com Olinda, em frente do edifício do Clube de Militares Oficiais de Setúbal e pintar ao vivo.

Perto dos Paços do Concelho, Svetlana Pomtekina traçava a aguarela, em perspetiva, um dos candeeiros das arcadas do edifício camarário. Junto da Praça de Bocage, os artistas Hugo Silva, Marília e Lena Páscoa mostravam diferentes técnicas.

Distinto da pintura a óleo e a acrílico, Lena Páscoa, educadora de infância, é adepta do pictograma, técnica que consiste no desenho em madeira com recurso a um ferro quente.

Entre retratos e paisagens, a artista, que tem recuperado de problemas graves de visão, abdicou do automóvel para adquirir uma bicicleta e um triciclo elétrico.

De tarde, a Praça de Bocage recebeu ainda as animações de rua “Mover para Viver”, da APPACDM de Setúbal, e “Senhor Q e Dona Ofélia”, do Teatro do Elefante.

A Semana Europeia da Mobilidade, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela ENA – Agência de Ambiente e Energia da Arrábida, em parceria com Ginásio Proaventuras, Bikezone Setúbal, Anibikes, Gopersports Bikecenter, Stand Jomara, Legend Bikes, Ciclomania, Biciplus Palmela, Rent a Bike e Zmov, inclui ações para o uso da bicicleta nas deslocações para o trabalho, passeios pedestres e de BTT, exposições, exibição de curtas-metragens e animação de rua.

O evento dedicado à mobilidade sustentável de maior difusão em todo o mundo culmina, em Setúbal, com a iniciativa “Na Cidade, sem o meu Carro”, a 22, Dia Europeu sem Carros, constituída por um passeio de BTT na Arrábida, com concentração às 09h00 na Praça de Bocage.

Nos dias 21 e 22, a Avenida Luísa Todi está encerrada ao trânsito, no sentido nascente/poente, entre as 09h00 e as 18h00, no troço entre a rotunda do Quartel do 11 e a PSP, dando lugar à realização, durante esse período, da Feira de Bicicletas Usadas.

Venda, aluguer, oficina e gincanas de bicicletas são atrativos neste certame, que inclui desporto adaptado e artesanato, como as bicicletas de arame de Jacinto Tadeu.

Durante a feira, realiza-se uma campanha solidária de recolha de componentes de bicicletas usadas para oferecer à APPACDM de Setúbal.

No mesmo local, durante a Semana Europeia da Mobilidade, está patente uma exposição relativa ao projeto sobre acessibilidades “Rampa” e uma mostra de veículos elétricos e híbridos.

O incentivo à utilização da bicicleta nas deslocações dentro e fora da cidade é feito no dia 20, com os TST – Transportes Sul do Tejo a permitirem o transporte de bicicleta. A Fertagus, no dia 22, oferece o título de transporte aos utilizadores que viajem com bicicleta.

Ainda no dia 20, é lançado o desafio a toda a população “De bicicleta para o trabalho: experimente neste dia, porque não?”, estando marcada para as 18h00, com concentração no Jardim de Vanicelos, uma bicicletada nas ruas de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign