18 de Outubro de 2017
17º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
acessibilidade 23 de Setembro de 2013
Mobilidade sem carros

Passeios de BTT e pedestres e uma feira de bicicletas usadas foram algumas das atividades que marcaram, em Setúbal, os dois últimos dias da Semana Europeia da Mobilidade.

O Dia Europeu Sem Carros, assinalado dia 22, levou cerca de 80 participantes a passearam pela Arrábida em BTT. Um desafio para os mais inexperientes nas duas rodas fora do alcatrão e ciclovias, organizado numa parceria entre a Câmara Municipal, a ENA – Agência de Ambiente e Energia da Arrábida, ginásios e lojas de bicicletas de Setúbal.

Enquanto uns pedalavam pela serra, outros passeavam “Na cidade sem o meu carro”, lema deste dia, com a Avenida Luísa Todi, convidativa à participação das várias iniciativas que ali decorreram no fim de semana no âmbito da Feira de Bicicletas Usadas.

Com o trânsito encerrado no troço entre a rotunda do Quartel do 11 e a PSP, a avenida foi o local de venda, aluguer, oficina e gincanas de bicicletas, num certame que incluiu desporto adaptado e uma campanha solidária de recolha de bicicletas usadas e outros componentes para oferecer à APPACDM de Setúbal.

Além da bicicleta, foram várias as demonstrações de veículos alternativos aos convencionais, como elétricos e híbridos. Andar a pé foi também uma alternativa de mobilidade encorajada por um passeio pedestre, realizado no dia 21, com percurso pela zona histórica da cidade até à Arrábida.

Também integrada na Semana Europeia da Mobilidade, a terceira edição do Move.AR – Mostra de Artes de Rua de Setúbal, do Teatro do Elefante, animou o fim de semana de quem passeou a pé, de bicicleta ou trotineta pela Praia da Saúde e pelo Parque Urbano de Albarquel.

A mudança de comportamentos na utilização de meios de mobilidade alternativos foi sugerida ao longo de 11 curtas-metragens, que na Semana Europeia da Mobilidade, com o tema “Ar Limpo está nas tuas mãos!”, foram exibidas em vários locais.

Para o ano, as questões da mobilidade voltam a ser faladas, com um novo programa. Até lá, os munícipes podem deixar sugestões para um concelho mais limpo, no Serviço do Ambiente e da Energia da Autarquia, pelo e-mail disqa@mun-setubal.pt.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign