18 de Outubro de 2017
16º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
mobilidade 05 de Setembro de 2016
Mobilidade sustentada promovida

A realização da primeira edição da iniciativa “De Bicicleta para o Trabalho – Bike to Work” é uma das atividades em destaque no programa de comemorações do Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de setembro.

A Câmara Municipal de Setúbal celebra o Dia Europeu Sem Carros com um conjunto de ações que visam sensibilizar os munícipes para a utilização de meios alternativos ao veículo automóvel convencional.

A primeira edição da iniciativa “De Bicicleta para o Trabalho – Bike to Work”, o encontro “Novas Mobilidades, Mais Qualidade de Vida”, uma caminhada noturna, uma exposição de veículos amigos do ambiente e o visionamento de filmes sobre a mobilidade sustentável e animações na Praça de Bocage são as iniciativas previstas ao longo do dia 22.

“De Bicicleta para o Trabalho” é uma ação que se dirige a todos os colaboradores da Câmara Municipal de Setúbal e pretende constituir um incentivo à mudança modal, através da promoção das deslocações de bicicleta para o local de trabalho e da sensibilização para a necessidade de reduzir os impactes ambientais da mobilidade urbana.

Os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 20 de setembro e, depois, passar pela Praça de Bocage, durante o dia 22, das 09h00 às 17h30, de bicicleta, para confirmarem que aderiram à ação.

Para assinalar a sua participação será retirada uma fotografia e entregue o diploma “Bike to Work”, imagens que integrarão uma publicação municipal sobre mobilidade urbana sustentável.

Esta iniciativa surge da formalização da adesão da autarquia, no dia 17 de agosto, ao projeto “Compromisso pela Bicicleta”, promovido pela Universidade de Aveiro.

Da parte da tarde realiza-se o encontro “Novas Mobilidades, Mais Qualidade de Vida”, entre as 14h00 e as 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que inclui, a partir das 14h45, um painel sobre a “Mobilidade em Meio Urbano”, durante o qual é apresentado, pelas 14h50, o Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes em Setúbal.

O primeiro painel do encontro analisa, igualmente, a importância da intermodalidade nas cidades, de que é exemplo o Centro Coordenador de Transportes de Castelo Branco, apresentado por Otília Caetano, da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Este painel termina com a apresentação, por parte de Tiago Mesquita Carvalho, do projeto “Uni-ciclo”, da Cicloficina dos Anjos, uma oficina comunitária de bicicletas, de Lisboa, que recebeu 2500 euros da Comissão Europeia, no âmbito da campanha de Mobilidade Urbana Sustentável "Do the Right Mix".

O segundo painel, com início pelas 16h05, tem como tema as “Deslocações Alternativas ao Transporte Individual”, e começa com a abordagem da importância do Carpooling – Projeto Boleia.net, por Carlos Quirin.

A apresentação do sistema de bicicletas partilhadas de Vila Moura, o “Vilamoura Public Bikes”, por Paulo Reis, da empresa Inframoura, e uma comunicação sobre “Walkability nas Cidades/Cidades Caminháveis”, pelo investigador Filipe Moura, do Instituto Superior Técnico, encerram o evento.

Os interessados em participar no encontro “Novas Mobilidades, Mais Qualidade de Vida” devem inscrever-se até ao dia 16, através de uma ficha de inscrição a disponibilizar na página de internet do Município de Setúbal, em www.mun-setubal.pt.

Durante o Dia Europeu Sem Carros destaque ainda para as iniciativas que se realizam na Praça de Bocage, que encerra ao trânsito automóvel no dia 22 das 09h00 às 17h00.

Está prevista uma exposição de veículos amigos do ambiente, entre viaturas elétricas, híbridas e modos suaves, com possibilidade de test-drive, e a iniciativa “Curtas da Mobilidade”, em que são exibidos filmes sobre a mobilidade sustentável, em frente dos Paços do Concelho e na Casa da Cultura.

Animações de rua, pelo Teatro do Elefante, e um Jogo da Glória gigante sobre a mobilidade, dinamizado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, são outras atividades previstas.

As celebrações do Dia Europeu Sem Carros terminam com uma caminhada, organizada pelo movimento Corrida Noturna, com início às 20h30, na Praça de Bocage, onde também é a chegada.

Com um percurso de 6,5 quilómetros, a caminhada dá a conhecer as novas vias cicláveis da cidade, com passagem pela zona circundante ao Estádio do Bonfim, Avenida 22 de Dezembro e zona ribeirinha.

O Dia Europeu Sem Carros foi instituído em 2000 com o objetivo de as autoridades locais apresentarem os centros urbanos de uma forma diferente ao restringir o tráfego motorizado, de encorajar a utilização de modos de transporte sustentáveis e de sensibilizar para o impacte ambiental das escolhas que fazemos do meio de transporte.

Dois anos mais tarde, foi instituída a Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza anualmente de 16 a 22 de setembro, com um conjunto de iniciativas de sensibilização para uma mobilidade sustentável que culminam com as comemorações do Dia Europeu Sem Carros, ao qual Setúbal volta a aderir este ano.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign