16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
mobilidade 27 de Janeiro de 2017
Mobilidade sustentável avança

A segunda fase do Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes do Município de Setúbal é apresentada à respetiva comissão de acompanhamento e aos eleitos municipais em sessões a realizar nos dias 2 e 7.

O Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes do Município de Setúbal está a ser desenvolvido pela empresa TIS.PT – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, que, no ano passado, apresentou à comissão de acompanhamento e aos eleitos municipais os resultados da primeira fase, a qual consistiu na caracterização e diagnóstico da mobilidade no concelho.

Com base nesse diagnóstico, a empresa elaborou a segunda fase do plano, sobre o estado da mobilidade no concelho, com a apresentação dos cenários para o futuro e a definição da estratégia que a Câmara Municipal de Setúbal deve adotar para minimizar os custos associados à mobilidade dos cidadãos.

Entre os três cenários possíveis, a autarquia optou por um que compreende a implementação de um conjunto de medidas a converter em seis planos de ação que serão desenvolvidos numa terceira fase.

Circulação, transportes públicos, modos suaves (ciclável e pedonável), logística urbana, estacionamento e transporte individual são os seis planos de ação que compreendem medidas a desenvolver num prazo de dez anos.

Numa quarta fase, é feita a orçamentação do plano com a ponderação dos eventuais fundos a que o município pode recorrer com vista à implementação da estratégia de melhoria da mobilidade no concelho.

À semelhança do que aconteceu em relação ao diagnóstico, a segunda fase do plano é apresentada pela empresa TIS.PT à comissão de acompanhamento, em sessão a realizar no dia 2, às 15h30, no Edifício Sado, e aos eleitos municipais, no dia 7, às 17h30, na Casa da Baía.

O principal objetivo do Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes do Município de Setúbal é a minimização dos encargos associados à mobilidade dos cidadãos, com racionalização dos custos de investimento e exploração.

O plano aposta na intermodalidade com vista a reduzir o uso do transporte individual e a otimizar a mobilidade das populações, com melhorias em áreas como a inclusão social, competitividade, qualidade de vida urbana e preservação do património histórico, edificado e ambiental.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign