24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
reunião 21 de Março de 2013
Moção exalta inconformismo jovem

Uma moção aprovada no dia 20 pela Câmara Municipal de Setúbal, em reunião pública, considera que o Dia Internacional da Juventude e o Dia do Estudante, “marcos contra o regime fascista”, readquirem, com as políticas atuais, a “aura de luta”.

A Autarquia recorda que aquelas efemérides celebram “cem dias que incendiaram Portugal e que marcaram uma viragem no combate contra a ditadura salazarista”, em que, pela primeira vez e com uma extensão até ai desconhecida, a Academia se opôs abertamente ao regime, aliando-se “às grandiosas jornadas de luta dos trabalhadores nos campos e nas fábricas”.

Com este marco histórico, verificado em 1961, “nunca mais o Dia do Estudante deixou de ser um dia de luta de todas as universidades portuguesas” e o Estado Novo sofreu um “duríssimo golpe”, pois, até então, “considerava as universidades e escolas superiores um campo seu, onde ia recrutar as suas elites”, sublinha a moção.

Cinquenta e dois anos depois, a Câmara Municipal de Setúbal entende que “o Dia do Estudante readquire a sua aura de dia de luta” devido às “atuais políticas que estão a empurrar o ensino e a investigação científica para o desastre”.

A Autarquia, responsável por um “sério e grande esforço na área da educação”, refere a moção do Dia Internacional da Juventude e do Dia do Estudante, saúda os estudantes e jovens, em particular os do concelho, “com a certeza e o orgulho de os saber na primeira linha das lutas estudantis e juvenis”.

Fundação apoia embelazamento da Rotunda das Fontainhas

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou também um aditamento a um protocolo celebrado com a Fundação Buehler-Brockhaus para comparticipação numa obra de arte a instalar na Rotunda das Fontainhas.

Ao abrigo desta alteração do protocolo, a fundação comparticipa com 15 mil euros a instalação de um repuxo central, alusivo à sardinha, cabendo à Autarquia suportar os custos adicionais com a intervenção, caso aquela verba não cubra o valor total.

A Câmara Municipal fica ainda incumbida de dotar o local das infraestruturas necessárias ao fornecimento de água e eletricidade, assim como da execução de um sistema de recolha das águas pluviais e da pavimentação e ornamentação da rotunda e espaço envolvente.

Esta comparticipação materializa um aditamento de um protocolo celebrado entre a Autarquia e a Fundação Buehler-Brockhaus em março de 2011, o qual se traduziu num arranjo urbanístico na Doca dos Pecadores e na instalação de elementos escultóricos do Mercado do Livramento.

O acordo foi alterado em outubro de 2012 para a fundação financiar as despesas decorrentes da recuperação e reinstalação, naquele mercado, do painel de azulejos danificado num acidente registado na obra de modernização do equipamento comercial.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign