26 de Abril de 2018
13º
max. 23º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
apresentação 15 de Dezembro de 2017
Monografia desvenda Casa da Cultura

“A Casa da Cultura de Setúbal”, monografia da autoria do arqueólogo José Luís Neto que revela toda a história do edifício, é apresentada no dia 22, às 17h00, naquele equipamento da Câmara Municipal.

A obra, editada pelo Centro de Estudos Bocageanos, resulta do trabalho de investigação realizado por José Luís Neto por via de pesquisa arqueológica, documental e da recolha de testemunhos orais.

A Casa da Cultura foi inaugurada a 5 de outubro de 2012, tendo ocupado o edifício onde havia funcionado, entre as décadas de 70 e 80, o Círculo Cultural de Setúbal, espaço que ficou conhecido como um importante polo de dinamização cultural e social, bem como de contestação ao regime da ditadura.

A monografia, com lançamento oficial na Sala José Afonso, recua não apenas ao passado recente de um imóvel que resulta da reconstrução realizada na cidade após o terramoto de 1755.

O trabalho apresentado por José Luís Neto é uma autêntica “biografia” do edifício, em que expõe uma radiografia histórica do espaço, que, antes de se assumir na atualidade como um dos principais focos de produção artística de Setúbal, chegou a ser, na versão primitiva, na época de D. João II, um curral de porcos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign