
Novas ações a dinamizar no território da Bela Vista foram decididas pelos moradores no 4.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, realizado no dia 26, com três centenas de participantes, no qual foi defendida a necessidade de um Plano Nacional de Habitação.
A vontade de contribuir com ideias de melhoria da qualidade de vida da comunidade foi o sentimento dominante do encontro, que decorreu ao longo de toda a tarde na EB+S Ordem de Sant’Iago, com o envolvimento de autarcas, técnicos municipais e moradores em representação dos cinco bairros do território da Bela Vista.
Para muitos, a experiência de encontros passados ajudou a disfarçar algum nervosismo e ansiedade antes da entrada para o plenário com moradores da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António. Já para outros, foi uma estreia absoluta.
Além de novas propostas de intervenção, o encontro serviu para os moradores realizarem uma avaliação e um balanço do trabalho já realizado, em várias áreas de atuação, do ambiente à cultura, da requalificação urbana a ações de cidadania e saúde, entre outras, no âmbito do programa municipal iniciado em 2012.
No encontro, diferentes gerações de homens e mulheres, dos jovens aos idosos, voltaram uma vez mais a assumir o poder de decisões com vista à melhoria da qualidade de vida nos bairros e comunidades, apontando prioridades de intervenção e as melhores formas para atingir os objetivos propostos.
E para os próximos dois anos os objetivos são ambiciosos. No total, os moradores dos cinco bairros do território da Bela Vista decidiram assumir a realização de um total de 86 ações, propostas “sérias, realistas e bem estruturadas, fruto de um debate muito bem organizado”, sublinhou Carlos Rabaçal, vereador responsável pelo programa.
Após uma sessão de abertura, em que foi exibido um vídeo que fez uma retrospetiva do caminho já percorrido no programa, os moradores reuniram-se em grupos de trabalho por cada um dos cinco bairros para debater e decidir novas medidas e planos de ação concretos para o desenvolvimento de projetos em prol do coletivo.
Todos procuraram contribuir com ideias, opiniões e soluções, avaliando as principais necessidades da comunidade. No final, depois de quase duas horas de trabalho em grupo, um dos momentos mais aguardados, com os moradores a apresentar o resultado das reuniões de trabalho, com conclusões e um conjunto de propostas para pôr em prática.
A Alameda das Palmeiras foi o primeiro bairro a avançar. Entre as propostas, destaque para intervenções de reabilitação nos espaços comuns, como a colocação de corrimões, a substituição de fechaduras e a reparação de intercomunicadores, e para a remoção de troncos e raízes de árvores na via pública.
A dinamização de mais atividades em A Nossa Casinha, com ações de alfabetização e workshops de culinária, bem como a pintura de identificativa do espaço na fachada do edifício foram igualmente decididas, tal como a criação de tardes desportivas e de passeios aos domingos.
Em relação ao Bairro da Bela Vista, há propostas como a substituição de gradual das coberturas dos vazados, a colocação de algerozes em todos os prédios, a requalificação do espaço público perto da escultura “5 continentes” e a criação de abrigos nas paragens de autocarro.
Os moradores apontaram ainda a importância de aumentar o envolvimento dos pais no projeto “Férias no Bairro” e de angariar mais monitores. A dinamização de uma campanha porta a porta sobre higiene e a intensificação da fiscalização em questões de salubridade nas habitações foram outras propostas apresentadas.
Já no Forte da Bela Vista, as novas ações de trabalho direcionam-se a intervenções de fundo nos espaços exteriores, com medidas que visam a definição e o ordenamento de lugares de estacionamento, o asfaltamento de algumas vias e a atribuição de nomes às ruas do bairro.
Destaque, ainda, para propostas de recuperação de uma área pavimentada com a execução de um tapete para a dinamização de jogos tradicionais, de criação de um espaço para a realização de eventos diversos e de constituição de uma equipa de higiene urbana para o bairro.
Nas Manteigadas, para o biénio 2018-2019, os moradores apostam na transferência do parque infantil do bairro para outra localização e na criação de um espaço multiusos, coberto, assim como na ampliação do espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade e na execução de um quiosque.
A constituição de uma mercearia comunitária e de uma oficina para bicicletas são outros dos projetos para avançar, tal como a formação de uma equipa de higiene urbana, a substituição de contentores convencionais por moloks e a instalação de iluminação nos túneis de acesso aos prédios.
Na Quinta de Santo António, a necessidade de uma maior limpeza foi apontada pelos moradores, que, por isso, decidiram, à semelhança de outros bairros, a criação de uma equipa comunitária de higiene, assim como de normas de manutenção e limpeza dos espaços comuns.
A construção de rampas de acesso aos prédios no âmbito do espírito de “mobilidade para todos”, a colocação de pilaretes para evitar o estacionamento abusivo, trabalhos de pavimentação de passeios e a dinamização de mais atividades de âmbito popular foram outras propostas apresentadas.
“Este é o vosso trabalho. São 86 propostas e um compromisso para os próximos dois anos”, destacou o vereador Carlos Rabaçal, para depois lançar o repto para um debate mais alargado, com início em Setúbal mas com repercussões de âmbito nacional, em torno da habitação pública.
“Entendemos que a habitação carece de um plano nacional de realojamento de todos os que estão fora dela. Todos têm direito a uma habitação, ao alcance dos seus meios e recursos. Isto é o que diz a constituição, embora nunca tenha sido feita uma lei que garanta este direito”, afirmou o autarca.
Por isso, “é preciso um plano nacional, seja para construir mais habitação, seja para utilização de habitações que estão vazias”, acentuou. “Temos 800 mil casas desocupadas neste país e só precisamos de 150 mil para alojar as pessoas que neste momento precisam.”
O vereador, ao defender que o município não se revê no conceito de habitação social, mas sim de habitação pública, adiantou que existem muitas casas devolutas que podem ser reabilitadas e entregues para serem utilizadas pelas pessoas, na base da renda apoiada, ou seja, adequada ao agregado familiar e aos seus rendimentos.
“Não podemos dizer que a política de habitação é para ‘os pobres dos pobres’, mas sim para quem precisa. Não podemos dizer que a política de habitação é social. Os nossos bairros são de habitação pública municipal. Social é o apoio que as pessoas recebem para ter acesso às casas”, reiterou.
Em Setúbal, ao nível do parque habitacional público, é iniciada em breve uma empreitada de reabilitação para todo o Bairro das Manteigadas, com recurso a candidatura a fundos comunitários, a que se segue o Forte da Bela Vista e a Quinta de Santo António. A Bela Vista e a Alameda das Palmeiras estão a avançar.
“O Estado, as autarquias e a União Europeia têm de se unir e ajudar na tarefa de reabilitação da habitação pública. É uma luta que temos de fazer [município] e que vocês [moradores] têm de fazer connosco para sermos capazes de ter os bairros em melhores condições”, vincou.
Para isso, em Setúbal vai ser criado um órgão municipal composto por moradores para acompanhamento da política de habitação, processo que já foi iniciado e procura, em proximidade, auscultar a população sobre as necessidades mais prementes nesta esfera de intervenção.
O 4.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, de que fez parte a exibição de um vídeo com o trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito do programa, foi organizado por uma comissão com moradores dos cinco bairros, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.
A presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, ausente em representação do município, deixou uma mensagem gravada. “Este é mais um grande encontro de um projeto feito por vocês, moradores da zona da Bela Vista, que ajudou a transformar a nossa terra, a nossa cidade, os nossos bairros.”
Já João Baptista, em representação da Junta de Freguesia de São Sebastião, reafirmou a pertinência do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade. “É desta maneira, com todos, que conseguimos ultrapassar e resolver os problemas. E, nós, cá estaremos para ajudar no que for preciso.”
O 4.º Encontro Nosso Bairro. Nossa Cidade, concluído com um jantar-convívio, incluiu ainda mostra de trabalhos de projetos realizados no âmbito do programa, dos quais são exemplo o atelier de costura de Kido Soares, o Garrrbage, o Artelinhas e Tecidos e A Nossa Casinha.
O encontro, mais um dos exemplos do espírito de intervenção ativa que está a ser desencadeado pela população no âmbito deste programa, contou ainda um apontamento cénico sobre gravidez na adolescência por alunos finalistas do curso profissional de Artes de Espetáculo da EB+S Ordem de Sant’Iago.
- Alunos plantam árvore na Bela Vista
- Nosso Bairro planta árvore
- Caça ao ovo ocupa Páscoa
- 'Nosso Bairro' forma em saúde
- Bela Vista celebra Dia da Mulher
- Ação capacita na empregabilidade
- Carnaval aquece Bela Vista
- Bela Vista em Belém
- Forte unido apresenta 'O Despertar'
- Projeto beneficia Forte da Bela Vista
- Moradores levam Natal à Alameda
- Alameda com espírito de Natal
- Parceria leva saúde ao bairro
- Bela Vista é exemplo para Presidente
- Parceria promove saúde no bairro
- Escola sensibiliza contra diabetes
- 'Nosso Bairro' celebra São Martinho
- Nosso Bairro festeja São Martinho
- Atelier veste inspiração africana
- Atelier nasce nas Manteigadas
- Manteigadas diz adeus ao verão
- Vizinhos fazem a festa de verão
- Forte em festa com sabores do bairro
- Nosso Bairro visita Jardim da Paz
- Manteigadas visita Coimbra
- Vizinhos celebram verão juntos
- 'Há Festa na Zona' das Manteigadas
- Festival jovem muda olhares
- Festival muda olhares
- Santo António em festa pelo São João
- 'Nosso Bairro' celebra Santos Populares
- Bela Vista reforça compromisso ativo
- Cicloturistas descobrem Setúbal
- Reunião analisa Nosso Bairro
- Jovens partilham emoções
- Horta convoca bairro
- Bordados mostram saber na biblioteca
- Arte impressiona na Alameda
- 'Nosso Bairro' mostra artesanato
- Cara ou Coroa decora Alameda
- Festival pinta Bela Vista
- Associação faz Bela Vista mais forte
- Manteigadas festeja rua remodelada
- 'Nosso Bairro' alindado celebra Mulher
- Bairro desfila mascarado
- Nosso Bairro mascarado para a festa
- Crianças visitam Paços do Concelho
- Crochet de bairro à venda no mercado
- 'Nosso Bairro' ensina a dançar
- Campanha solidária faz crianças sorrir
- Encontro de jovens adiado
- Comunidade descobre Lisboa
- 'Nossa Casinha' abre portas
- Férias com festa no bairro
- Bairros medem saúde
- Caminhada na zona da Bela Vista
- Monitores aprendem escalada
- Manteigadas festeja Santos Populares
- Festa junta famílias na Bela Vista
- Verão com despedida em festa
- 'Nosso Bairro' debate novas iniciativas
- Bela Vista celebra alimentação
- 'Nosso Bairro' ao encontro da saúde
- 'Nosso Bairro' alimenta saúde
- Corrida noturna junta bairros
- Manteigadas celebra Dia da Mulher
- Festa cancelada nas Manteigadas
- 'Casinha' na Alameda das Palmeiras
- Bairro Azul celebra requalificação
- 'Nosso Bairro' em festa cultural
- Bela Vista conhece programa
- Pedaladas descobrem cidade
- Festas animam Bela Vista
- Moradores debatem novas ações
- 'Nosso Bairro' quer mais desporto
- Sabores do bairro atraem multidão
- Manteigadas em festa maternal
- Bairros da Bela Vista discutem projetos
- Mu'Dança mexe na Bela Vista
- Desporto junta jovens na Bela Vista
- Bairros comemoram São Martinho
- Artigos renascem do 'Garrrbage'
- União de esforços recupera prédio
- Passeio descobre 'Nosso Bairro'
- Música e dança mudam o olhar
- Ritmos ciganos em atelier
- Sabores culturais nas Manteigadas
- Moradores em ação formativa
- Festival partilha música e dança
- Bela Vista em tarde intercultural
- Jovens debatem futuro no bairro
- Bairro cria áreas ajardinadas
- Manteigadas festeja Verão
- Tarde dedicada à Bela Vista
- Bela Vista em festa pelo S. Martinho
- Bela Vista mexe com música e dança
- Museu educativo no Polo da Bela Vista
- Intervenção melhora acessos
- Festa une moradores nas Manteigadas
- Tricot e crochet na Bela Vista
- 'Nosso Bairro' debate novos projetos
- Caminhada na zona da Bela Vista
- Futebol em convívio de moradores
- Cidadania ativa enriquece Bela Vista
- Jovens ocupam 'Férias no Bairro'
- 'Nosso Bairro' celebra três anos
- Bairro reabilita campo de futebol
- Basquete e futsal procuram praticantes
- Casinha lança programa sénior
- Forte da Bela Vista em festa
- Cicloturismo mostra Bela Vista
- Bairros ocupam férias de Natal
- Jovens da Bela Vista visitam Las Palmas
- Teatro chega aos 'Sabores no bairro'
- Festa étnica nas Manteigadas
- Bairros preparam novos projetos
- 'Nosso Bairro' visto de bicicleta
- Montagem de árvore encerra férias
- Natal diverte com 'Férias no Bairro'
- Zona da Bela Vista mostra trabalho
- Férias da Páscoa com atividades
- Workshop explora danças urbanas
- Moradores decidem novas ações
- Desporto no Forte da Bela Vista
- Festa anima verão nas Manteigadas
- Bairros ocupam jovens nas férias
- Projeto ocupa jovens das Manteigadas
- Passeios reforçam vizinhança
- Bela Vista partilha multiculturalidade
- Bela Vista com rastreios de saúde
- Interlocutores recebem formação
- Pais e filhos correm em bairros
- Tarde animada no Forte da Bela Vista
- Saúde promovida em proximidade
- Verão animado nas Manteigadas
- Desporto na rua ativa população
- Bela Vista joga Torneio de Natal
- Férias úteis nas Manteigadas
- Bela Vista exibe arte urbana
- Graffitis embelezam espaços públicos
- Festa une moradores das Manteigadas
- Festival ajuda a mudar o olhar
- Novo programa envolve Bela Vista
- Curso ensina informática básica
- Bela Vista joga futebol sub-12
- Passeio reforça laços de vizinhança
- Projeto incentiva vida saudável
- Foliões animam Manteigadas
- Bela Vista com 'Desporto na Rua'
- Saúde promovida em proximidade
- Bairro gere casa de todos
- Férias terminam em festa
- Ações formam jovens na Bela Vista
- Manteigadas com folia carnavalesca
- Monitores concluem formação
- 'Nosso bairro' com desporto e dança
- Festival junta 600 jovens na Bela Vista
- Residentes conhecem requalificações
- Pátios renovam Bela Vista
- Bela Vista exposta no museu
- Festa na Bela Vista angaria fundos
- Bela Vista ensina tricot e crochet
- 'Nosso Bairro' junta moradores
- Convívio junta moradores na Bela Vista
- Graffiti embeleza Bela Vista
- Pedaladas descobrem 'Nosso Bairro'
- 'Nosso Bairro' prossegue formações
- 'Nossa Casinha' apoia comunidade
- Festas animam Manteigadas
- Jovens monitores recebem formação
- Forte da Bela Vista em festa
- Verão em forma na Bela Vista
- Bairros lançam ideias de projetos
- Ação propõe boas práticas de saúde
- Jovens de bairros ocupam férias
- População desenvolve Bela Vista
- Bairro promove festa de São Martinho
- Blues promove Saúde no Bairro
- Quinta de Santo António festeja verão
- Desporto junta jovens na Bela Vista