23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
Obras 24 de Outubro de 2011
Moradores requalificam prédio

A união de esforços de um grupo de moradores resultou na requalificação de um dos prédios do Bairro da Bela Vista, em Setúbal, iniciativa apoiada pela Câmara Municipal com a cedência de materiais.

A iniciativa partiu de um grupo de jovens moradores do número 12 da Avenida da Bela Vista, no bloco E2B, que, numa das sessões de apresentação do RUBE – Programa de Regeneração da Bela Vista e Zona Envolvente, respondeu afirmativamente ao desafio lançado pela Autarquia para apoiar a mudança da face do bairro.

A ideia foi materializada em junho, altura do início dos trabalhos, tendo os moradores organizado, de forma autónoma mas com o apoio da Autarquia, um grupo de trabalho para a ação, que já está praticamente concluída.

As intervenções realizadas pelos moradores, que angariaram grande parte dos materiais, sendo outros cedidos pela Câmara Municipal, consistiram na reparação e consolidação de fendas, no remate de vãos de corrimão das escadas e na recuperação e pintura das caixas de correio e portões.

A pintura de todas as áreas comuns foi outra das ações primordiais desta intervenção, faltando finalizar alguns locais, somente acessíveis através de andaimes. Também para mais tarde fica a execução dos degraus das escadas de acesso comum.

Para complementar o trabalho desenvolvido pelos moradores, a Autarquia, no âmbito da regeneração do parque habitacional do Bairro da Bela Vista, está a preparar uma empreitada de requalificação exterior, com trabalhos de reparação de fachadas e pintura, do bloco E2B, composto por seis prédios, começando os trabalhos exatamente pelo número 12.

O desafio lançado pela Câmara Municipal para a organização de grupos de moradores, apelando à participação dos munícipes na defesa e manutenção das habitações, continua a dar frutos. Estão já a ser constituídos outros grupos de moradores dispostos a arregaçar as mangas para executar novas tarefas de recuperação e a melhorar a imagem e as condições de habitabilidade dos prédios. Os contactos com o Município são feitos por interlocutores escolhidos pelos residentes.

A Câmara Municipal avançou entretanto, em setembro, com uma empreitada no valor de quase 72 mil euros que visa a realização de diversas intervenções ao nível do interior de habitações do Bairro da Bela Vista.

As obras visam a reparação de defeitos e anomalias nas canalizações de abastecimento de água e nas redes de drenagem de esgotos, trabalhos que, em virtude da complexidade de execução, não podem ser assegurados pelos serviços municipais.

Esta empreitada, que se estende até 2012, decorre em frações habitacionais em vários pontos do Bairro da Bela Vista e pretende melhorar as condições de habitabilidade.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign