21 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
higiene 05 de Junho de 2014
Moradores zelosos na Bela Vista

A higiene urbana dos pátios do Bairro da Bela Vista é reforçada com uma equipa comunitária de limpeza, composta por seis moradores, que zela pela manutenção do espaço público.

A iniciativa, iniciada a 2 de junho, do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, é garantida através de um protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de S. Sebastião e a ACM – Associação Cristã da Mocidade.

A “Equipa Comunitária de Limpeza Urbana da Bela Vista”, dinamizada em regime de voluntariado, é composta por seis elementos, selecionados após a realização de entrevistas a perto de três dezenas de candidatos a participar no projeto.

As tarefas de limpeza, manutenção e vigilância conduzidas pela equipa, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00, incidem nos 19 pátios e zonas adjacentes do “Bairro Amarelo”, espaços reabilitados recentemente através do programa RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente.

O fardamento e outros equipamentos necessários para a execução dos trabalhos pela equipa, nomeadamente carrinhos de varredura, pás e vassouras, foram disponibilizados pelos serviços camarários, que promoveram, igualmente, sessões de formação.

A realização de um seguro de acidentes pessoal é também assegurado pela Autarquia, que comparticipa este projeto com um subsídio anual, a transferir em 12 mensalidades, destinado a financiar, com o valor simbólico de três euros por hora, o trabalho desenvolvido por cada morador envolvido.

A dinamização deste projeto tem como objetivo potenciar e valorizar as capacidades da população, através da prestação de uma colaboração de grande utilidade para a comunidade, ao mesmo tempo que fomenta a cidadania ativa na utilização adequada dos espaços públicos.

Através da “Equipa Comunitária de Limpeza Urbana da Bela Vista” pretende-se, igualmente, que este modelo possa vir a ser alargado a outros moradores daquele bairro de Setúbal, no sentido de elevar o sentido de responsabilização individual na manutenção do espaço no qual residem.

A higiene urbana e a educação ambiental são duas áreas fundamentais na ação do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa municipal que junta técnicos camarários e moradores da Bela Vista e zona envolvente na promoção de atividades de estímulo do espírito de participação ativa.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign