14 de Dezembro de 2017
13º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
festa 23 de Maio de 2016
Morango em festa em Azeitão

A qualidade do morango produzido na zona de Brejos de Azeitão foi exaltada este fim de semana numa festa com animação musical, gastronomia e venda de produtos locais, que incluiu um concurso de aventais e um espetáculo piromusical.

A segunda edição da Festa do Morango, realizada entre dia 20 e 22 no Parque Urbano de Brejos de Azeitão, não desiludiu. “Foi muito acima de qualquer expectativa”, realçou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, sobre o certame que recupera uma tradição antiga de exaltação do morango.

O evento da Junta de Freguesia de Azeitão, dinamizado com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, contou com a presença de tasquinhas gastronómicas e de cerca de quatro dezenas de expositores, com sabores e artesanato da região da Arrábida e de Azeitão, a par de produtores de morango da zona de Brejos.

“Muitos expositores ao longo dos três dias de festa e muitos visitantes, sobretudo na sexta-feira e no sábado”, frisou a autarca. Acrescentou que um dos momentos altos do certame foi “o espetáculo piromusical, com fogo de artifício acompanhado de música moderna portuguesa”, que culminou no morango gigante que alinda aquele parque.

A Festa do Morango ficou ainda marcada pela dinamização do 2.º Concurso de Aventais, iniciativa popular que contou com a participação de um total de 17 candidatos, avaliados nas vertentes de “Criatividade” e “Tradição”, cujos prémios foram entregues no domingo à tarde.

O concurso, com aventais alindados com bordados e rendas alusivas à temática dos morangos, peças que estiveram expostas no certame, penduradas num estendal, foi ganho por lugar Maria Delfina Anselmo, de Brejos de Azeitão. Em segundo ficou Maria Augusta Pombo, de Vendas de Azeitão, enquanto Andreia Sacramento, igualmente de Brejos, ficou em terceiro. 

A segunda edição da Festa do Morango, este ano com mais animação musical e noites de baile, uma consequência da “consolidação do certame”, considera Celestina Neves, contou com as atuações de Manuel Marques e André Patrão, assim como de União das Tribos, Os Alcorrazes e Trio Arte Nova.

Além do grupo de concertinas Os Alegres de Castanheira, atuaram no certame os Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Perpétua, de Vila Fresca de Azeitão. Houve ainda danças de salão pelo Centro Cultural e Desportivo Brejos de Azeitão e hip-hop pelo Grupo Musical e Desportivo União e Progresso.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign