23 de Outubro de 2017
13º
max. 25º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
concurso 07 de Maio de 2013
Moscatel de Setúbal ganha ouro ibérico

O Malo Moscatel de Setúbal Superior 2003 recebeu a Medalha de Grande Ouro do Concurso Ibérico de Moscatel, prova avaliada por um júri internacional que distinguiu ainda com Medalha de Ouro cinco vinhos portugueses e um espanhol.

O concurso, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e a Associação Baía de Setúbal, com várias parcerias, decorreu no dia 3, na Casa da Baía, no âmbito do Festival Ibérico do Vinho, certame criado com o objetivo de promover internacionalmente vinhos e produtos regionais produzidos em Portugal e Espanha.

O Malo Moscatel, produzido pela Malo Tojo Estates, arrecadou o principal prémio da prova ao receber mais de 95 pontos, tendo sido também eleito “Melhor Moscatel Português”.

Já as medalhas de ouro, para vinhos classificados entre os 90 e 95 pontos, foram atribuídas ao Portal Moscatel Reserva 1996 e 2004, ambos da Quinta do Portal, ao Casa Ermelinda Freitas Moscatel Superior 2003, da Casa Ermelinda Freitas, ao Adega de Palmela Moscatel Setúbal Superior 2005, da Adega Cooperativa de Palmela, ao Loboroxo 2008, da Casa Agrícola Assis Lobo, e ao Ochoa Moscatel Vendimia Tardia 2012, da Bodegas Ochoa, também distinguido com o prémio “Melhor Moscatel Espanhol”.

O júri de dez elementos, que avaliou os vinhos generosos através de “prova cega”, foi constituído por dois especialistas portugueses e os restantes de Espanha, França, México, Indonésia, China e África do Sul.

No total, entraram a concurso 25 moscatéis portugueses e espanhóis, com a prova a ser regulamentada pelas normas da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

O grande vencedor, o Malo Moscatel, é proveniente da Serra da Arrábida, apresentando notas de flores brancas, mel e frutos secos, como figos e pinhões.

Integralmente da casta moscatel de 2003, proporciona uma textura vinosa e macia, com aromas de folha de tabaco, pinhões e flores secas. Teve uma produção de 6900 garrafas e encontra-se no mercado desde setembro de 2008.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign