23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
poluição 29 de Outubro de 2013
Mostra alerta para lixo marinho

“Lixo Marinho: Um Problema Global” é o tema de uma exposição fotográfica e documental patente na Galeria Municipal do Onze, entre os dias 2 e 27.

A consciencialização para a dimensão deste problema ambiental e a apresentação de ações possíveis para a solução desta questão, como a mudança de comportamentos e atitudes da sociedade, são os principais objetivos da mostra.

“Lixo Marinho: Um Problema Global”, a inaugurar no sábado, às 15h00, está disponível para visitas guiadas para escolas de todos os níveis de ensino, entre os dias 12 e 22, mediante marcação para a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Setúbal, pelo telefone 265 547 925.

A mostra, que tem percorrido vários países, organizada com o apoio da Autarquia, integra o projeto MARLISCO, desenvolvido por organizações europeias de 15 países, como grupos ambientalistas, agências governamentais e universidades.

Portugal está representado neste projeto através da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob o lema “Juntos por um Mar sem Lixo”, que atua em várias vertentes, como a compilação de informação sobre lixo marinho em relação à quantidade, tipos e distribuição, e o fomento de políticas e legislação aplicáveis ao lixo marinho. 

Os números apresentados ao longo dos painéis que constituem a exposição apelam à urgência das boas práticas em relação ao lixo doméstico, industrial e até aquele que resulta da atividade piscatória. 

O plástico constitui cerca de 70 por cento de todo o lixo marinho, enquanto os restantes 30 por cento de resíduos correspondem a materiais como vidro, papel, metal e têxteis.

No âmbito do projeto MARLISCO, foram identificadas diferenças significativas entre regiões no que respeita ao tipo e à quantidade de lixo que entra no mar, associadas principalmente a fatores socioeconómicos como urbanismo, turismo e pesca.

“Lixo Marinho: Um Problema Global” pode ser visitada, gratuitamente, na Galeria Municipal do Onze até 27 de novembro, de terça a sexta-feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Ao sábado o espaço está aberto entre as 14h00 e as 18h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign