18 de Outubro de 2017
15º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 03 de Maio de 2017
Mostra revela Europa em cartoons

Uma exposição que reúne cartoons alusivos a diversas temáticas europeias está patente a partir de 9 de maio, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, no âmbito das comemorações locais do Dia da Europa.

“Portugal e a Europa em Cartoons”, constituída por 14 desenhos, apresenta uma visão singular e crítica de autores portugueses sobre a União Europeia e a participação de Portugal na construção europeia.

A mostra, apresentada pela primeira vez em 2014 a um ano do 30.º aniversário da assinatura da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia, é composta pelos trabalhos originais dos artistas António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio, Fernando Relvas, Rodrigo de Matos e Telmo Quadros Ferreira.

Os desenhos, publicados na imprensa e em edições digitais de jornais ao longo da última década, ilustram temáticas como o alargamento, o Tratado de Lisboa, o Euro e a Estratégia 2020, através da abordagem inovadora, singular e crítica do estilo cartoon e do conceito próprio de cada autor.

A ideia original para a criação de “Portugal e a Europa em Cartoons” partiu do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, que incumbiu o Instituto de História Contemporânea de organizar uma exposição sobre a Europa com trabalhos de cartoonistas nacionais. 

A mostra, visitável, de forma gratuita, até dia 20, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e ao sábado das 14h00 às 19h00, enquadra-se no espírito das comemorações locais do Dia da Europa, 9 de maio, com a realização, anualmente, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, de iniciativas que contribuam para o conhecimento da comunidade sobre a cultura de um ou mais países europeus, bem como das suas tradições e costumes.

O Dia da Europa, instituído numa cimeira de chefes de Estado e de Governo realizada em 1985, em Milão, Itália, evoca a Declaração Schuman, proferida a 9 de maio de 1950, de criação de uma comunidade internacional que preservasse a paz mundial, data considerada como o marco inicial da União Europeia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign