23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
guinness 28 de Maio de 2012
Motas aguardam recorde mundial

Um desfile de perto de 500 motas realizado no dia 26 em Setúbal aguarda homologação da Guinness World Records como recorde mundial do maior encontro de motociclos do mesmo modelo e cilindrada.

A iniciativa, organizada pelo Clube XX Portugal com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de S. Julião, juntou 492 motas Honda CBR XX 1100 veículos. Independentemente da quebra da marca, Carlos Lopes, presidente do Clube XX Portugal, está satisfeito com o espírito de festa do evento, “no qual estiveram bem mais motards e populares do que o inicialmente esperado”.

A concentração teve início logo no dia 25, ao final do dia, no Largo José Afonso, ponto nevrálgico da iniciativa, onde, no dia 26, teve início e fim o desfile que percorreu 3500 metros na zona ribeirinha de Setúbal, candidato agora a entrar para a famosa lista de recordes mundiais.

O espírito de festa e confraternização marcou as atividades no dia 26, onde estiveram presentes motociclistas de vários pontos do País e, inclusivamente, do estrangeiro, registando-se participações da França, Espanha, Bélgica e, mesmo, da Argentina.

Antes e depois da tentativa que pode colocar mais uma vez Setúbal na lista da Guinness World Records, cidade já presente naquela lista através da maior sardinhada do mundo, funcionaram no Largo José Afonso vários locais de refeição, realizando-se, ao final da tarde de dia 26, demonstrações de saltos acrobáticos em mota e, já à noite, concertos.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, esteve também presente na iniciativa, participando no desfile como passageira numa CBR XX 1100, mota também conhecida como Superblackbird.

O evento chegou mesmo a ultrapassar os desígnios estabelecidos para aquele modelo, contando ainda com a participação, a título não oficial, de veículos de muitas outras marcas e modelos.

A CBR Superblackbird, produzida entre 1996 e 2007, foi, na altura do lançamento comercial, a mota mais rápida do mundo, atingindo uma velocidade máxima de cerca de 315 quilómetros por hora.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign