24 de Outubro de 2017
13º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
toponímia 09 de Agosto de 2013
Mourinho distinguido com topónimo

A Avenida José Mourinho vai passar a integrar a lista toponímica da cidade de Setúbal, numa homenagem ao treinador de futebol setubalense aprovada no dia 7, em reunião pública ordinária da Câmara Municipal.

A nova avenida, compreendida entre a Rua dos Trabalhadores do Mar e o Parque Urbano de Albarquel, passa a ser a nova designação da Rua da Saúde, localizada na frente ribeirinha de Setúbal, alvo recente de intervenções profundas de requalificação.

José Mário dos Santos Mourinho, filho do futebolista José Mourinho Félix e de Maria Júlia Mourinho Félix, nasceu em Setúbal, a 26 de janeiro de 1963, onde completou o ensino liceal.

Depois de se licenciar no antigo ISEF – Instituto Superior de Educação Física, ruma à Escócia para completar o curso de treinador com Andy Roxburgh.

Dá os primeiros passos na carreira profissional com os iniciados setubalenses do Comércio e Indústria, entre 1986 e 1987, e, a seguir, com os juvenis do Vitória de Setúbal, até 1990.

Seguiram-se os cargos de treinador-adjunto de Manuel Fernandes, no Estrela da Amadora, e de Bobby Robson, no Sporting, com quem se muda para o FC Porto, em 1994, com a mesma função.

Em 1996, ainda como adjunto de Robson, segue para o FC Barcelona, onde se mantém, nas mesmas funções, ao lado de Louis Van Gaal, após a saída do treinador britânico.

José Mourinho estreia-se como treinador principal no ano 2000, ao serviço do Benfica, seguindo-se uma passagem pela União de Leiria antes de assumir o cargo principal de treinador do FC Porto, em 2002.

Ao serviço do clube nortenho ganha o campeonato e a Taça de Portugal, acumulando, mais tarde, a Taça UEFA e a Liga dos Campeões.

Em 2004 assume o comando do Chelsea, onde conquista vários títulos, tanto domésticos como internacionais.

Estreia-se, em 2007, à frente do Inter de Milão, onde volta a ganhar vários títulos, quer no futebol italiano, quer ao nível da UEFA, nomeadamente a Liga dos Campeões.

Entre 2010 e 2013 levou o Real Madrid à conquista da Taça do Rei, da liga espanhola e da Supertaça de Espanha, rumando, agora, para novo projeto à frente do Chelsea.

O treinador setubalense acumula vários prémios e distinções, de que se destacam os títulos de Bola de Ouro da FIFA, de Treinador do Ano da UEFA e o de melhor Treinador do Mundo, atribuído pela IFFHS – International Federation of Football History and Statistics.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign