23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
festas 27 de Agosto de 2012
Mourisca destaca sabores do Sado

A riqueza gastronómica do Sado esteve em destaque nas XIII Festas do Moinho de Maré da Mourisca, certame realizado entre os dias 24 e 26, juntando o movimento associativo e a população de Setúbal em momentos de confraternização.

“As crises têm de ser combatidas com ânimo, com momentos de animação como o que estamos a presenciar”, afirmou o vereador Manuel Pisco, da Câmara Municipal de Setúbal, sexta-feira, na abertura oficial do certame. “Esta festa tem um elo de ligação muito forte com o povo”, reforçou.

O caráter tradicional das festividades foi também realçado pelo autarca, tecendo elogios ao local onde se realiza, pelo 13.º ano, este certame. “O Moinho de Maré da Mourisca é uma referência ambiental do Concelho.”

O programa das festividades incluiu vários concertos e bailes, concursos, atividades lúdicas e desportivas e ações de promoção e venda de produtos artesanais, como licores, doçaria e bijutaria.

A gastronomia foi, contudo, ao longo dos três dias o maior destaque do certame, juntado nas mesas das diversas tasquinhas famílias inteiras, grupos de amigos e conhecidos em momentos de convívio e de degustação da panóplia de petiscos disponíveis.

Feijoada de frutos do Sado, arroz de lingueirão, berbigão na chapa e ostras à pescador eram algumas das sugestões da tasquinha “Os Jovens” da Capela do Faralhão, onde também havia ensopado de enguias e choco frito e, como não podia faltar, as ostras do Sado.

“Está tudo ótimo”, sublinhou Carla Martins, ao experimentar um conjunto de entradas com saladinhas de ovas, queijo de azeitão e torresmos, enquanto esperava pela grelhada mista. Estreante nas festividades, veio com um grupo e amigos de Setúbal, e não está desiludida. “É um sítio fantástico para se estar.”

Enchidos, bifanas e entremeadas no pão também faziam as delícias dos visitantes das XIII Festas do Moinho de Maré da Mourisca. “Cheguei agora mesmo de viagem. Vim direto do aeroporto para estar com a minha esposa e amigos”, afirmou Pedro Reis, natural de Setúbal.

Como já é hábito, decorreram durante o evento concursos de gastronomia, doçaria e licores, iguarias que os visitantes tiveram oportunidade de degustar nas ementas das tasquinhas das coletividades.

No 12.º Concurso de Gastronomia, o Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Gâmbia venceu com o choco à coletividade, arrecadando, ainda, o terceiro prémio com um prato de arroz de lamejinhas. Em segundo ficou o Estrelas do Faralhão Futebol Clube com ensopado de ostras.

O licor de morango do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão venceu o 7.º Concurso de Licores, cabendo ao Estrelas do Faralhão Futebol Clube o segundo prémio, com o licor de ginja. Em terceiro ficaram “Os Jovens” da Capela do Faralhão, com licor de alfarroba da Arrábida.

No 7.º Concurso de Doçaria, o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão arrebatou o primeiro prémio ao apresentar a tarte de maçã riscadinha. Os dois outros prémios foram alcançados pelo Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Gâmbia, com sericaia com doce de morango, em segundo, e tarte de figo, em terceiro.

O certame foi organizado por uma comissão de festas em conjunto com as juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

“Esta festa, além dos momentos de convívio e confraternização proporcionados, apoia as coletividades na aquisição de condições para a dinamização das suas atividades desportivas e culturais”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Luís Custódio, enalteceu as “qualidades naturais e únicas da Herdade da Mourisca” para a realização do evento “onde é possível saborear o que de melhor se retira do rio Sado”.

Na área musical, passaram pelo palco das XIII Festas do Moinho de Maré da Mourisca nomes como Toy, Irmãos Cabanas, Banza e André Patrão, tendo ainda havido um espetáculo musical com os vencedores da 1.ª Gala da Canção da Cooperativa “Força de Todos” e animação com grupos de rancho folclórico.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign