23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
mourisca 21 de Agosto de 2015
Mourisca recebe gastronomia do Sado

Artesanato, música, passeios, exposições e gastronomia são algumas das propostas da 16.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, certame que se realiza nos dias 28, 29 e 30, no Faralhão.

A gastronomia, em tasquinhas, é um dos principais interesses do certame, na Herdade da Mourisca, onde são servidos, ao longo de três dias, petiscos tradicionais da região e do Estuário do Sado, com a ostra em destaque.

No recinto existem ainda diversos expositores com produtos artesanais, assim como espaços de instituições e associações.

O evento, organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, conta com um programa de atividades, logo após a abertura das portas do recinto, marcada para o dia 28, às 19h00.

A exposição de fotografias “As Ostras do Sado na Memória de um Povo”, uma mostra que retrata a vida dos apanhadores de bivalves na década de 60 é inaugurada às 20h00, no Moinho de Maré da Mourisca. Meia hora depois, a inauguração oficial do certame é assinalada com um apontamento musical pela fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 64 de São José.

O primeiro dia de festa inclui um serão com muita música, com Carina Martins, às 21h30, e Fernando Correia Marques, às 22h30, a que se segue, uma hora depois, um baile animado por Fátima Dias.

A qualidade dos produtos típicos da região está em evidência, além das tasquinhas gastronómicos, no já habitual concurso de gastronomia, doces e de licores, que se realiza no dia 29, às 13h00.

O programa deste dia, sábado, prossegue com um torneio de malha corrida, às 16h00, a que se seguem várias demonstrações, como zumba, às 18h00, ioga, às 18h45, e sevilhanas, às 19h00. Ao início da noite está marcado um desfile de moda, com a apresentação da coleção da estilista Ester Gomes e às 21h30 o palco das festas recebe a Capricho Big Band. A fechar a noite, a partir das 22h00, há baile com os Irmãos Cabanas.

No último dia de certame, a 30, há um passeio de BTT, com partida do Moinho da Mourisca, e um passeio pedestre, com início na sede da Junta de Freguesia do Sado, ambos às 09h00, com chegada no Moinho de Maré. Ao final da manhã, às 11h00, realiza-se uma missa campal.

À tarde, está programado um torneio de chinquilho, às 15h00, e uma mostra com o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão e o Rancho Folclóricos os Rurais da Lagoa da Palha, com início marcado para as 19h00.

Às 20h00, é apresentado um espetáculo de danças de salão e meia hora depois chega o primeiro momento musical com Flávia, enquanto o encerramento oficial das festividades, com a entrega de prémios dos concursos de gastronomia, doçaria e licores, decorre a partir das 21h00. Até ao fim da festa há animação musical com os Banza, às 22h00, e baile com Ricardo e Jorge, às 23h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign