23 de Outubro de 2017
19º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
associativismo 20 de Novembro de 2014
Movimento associativo em debate

A relação entre as associações e o poder local é o tema de um encontro que decorre a 6 de dezembro, na Casa da Baía, destinado a dirigentes, técnicos e colaboradores do movimento associativo.

O 9.º Encontro do Movimento Associativo de Setúbal, com o título “Poder Local e Movimento Associativo: que relação?”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, tem a sessão de abertura às 09h30, na qual participam a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, e o presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Augusto Flor.

Meia hora depois, às 10h00, João Alexandre, dirigente daquela confederação, dá a conhecer o projeto TAFISA – “The Association for Internacional Sport for All”, que visa a reintrodução dos jogos tradicionais nos países da União Europeia.

Segue-se, às 10h15, a conferência “A Câmara Municipal de Setúbal e a relação com o Movimento Associativo – o presente e o futuro de uma relação decisiva para o desenvolvimento do concelho”, pelo vereador da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social, Pedro Pina.

Após um período de debate, realiza-se o primeiro grupo de discussão do painel “Casos práticos de colaboração entre a administração local e o associativismo”, às 11h30, com Pedro Soares, da Experimentáculo – Associação Cultural, João Botelho, do Clube de Canoagem de Setúbal, e Nuno Marques, da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

O 9.º Encontro do Movimento Associativo de Setúbal, destinado a avaliar e potenciar a relação entre associações e poder local, prossegue às 14h00 uma conferência dedicada à iniciativa municipal “Ouvir a População – Construir o Futuro: um projeto de valorização da participação cidadã”, apresentada pelo adjunto da presidência da Câmara Municipal de Setúbal, Eusébio Candeias.

Depois de novo período de debate, há lugar, às 14h30, ao segundo encontro do painel de apresentação de casos práticos de parcerias, com o projeto de recuperação do espólio da sala de troféus do Vitória Futebol Clube, pela técnica municipal Maria Miguel Cardoso, e a APPACDM de Setúbal, por José Salazar.

Uma conferência sobre “A Economia Social – importância para o movimento associativo concelhio”, com início às 15h30, está a cargo do professor José Manuel Henriques, do Instituto Universitário de Lisboa.

O encerramento dos trabalhos do 9.º Encontro do Movimento Associativo de Setúbal, previsto para as 16h30, está a cargo do vereador Pedro Pina.

As confirmações de participação no encontro, a título gratuito, devem ser feitas até 2 de dezembro, através do endereço eletrónico disoc@mun-setubal.pt ou do telefone 265 545 170.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign