21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
dança 13 de Maio de 2016
Mu'Dança mexe na Bela Vista

Vários estilos de dança são explorados em aulas abertas, de participação gratuita, seguidas de demonstrações por grupos da zona da Bela Vista, no dia 22, na Alameda das Palmeiras, iniciativa de lançamento do Mu’Dança – Projeto Escola.

O evento, das comemorações da Semana da Dança 2016, direcionado principalmente a crianças e jovens residentes na área geográfica abrangida pelo programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, mas também à população em geral, é conduzido por formadores, que dão a conhecer as vertentes das culturas africana e latina.

A atividade, que pretende ser uma rampa de lançamento para a concretização do Mu’Dança – Projeto Escola, integrado no Nosso Bairro, Nossa Cidade, começa às 10h00 com uma aula de afrojazz, dinamizada pela professora Natacha Joaquim. Seguem-se outras duas sessões, dedicadas aos ritmos africanos dancehall e djemble, conduzidas por Iza Costa e Sheila Pereira, respetivamente.

A partir das 15h00, a Alameda das Palmeiras serve novamente de palco para a dança, com animações e demonstrações de vários estilos de dança por grupos da zona da Bela Vista.

Estas ações divulgam o Mu’Dança, projeto de participação gratuita, que, além da vertente de ocupação de tempos livres para os mais novos, pretende incutir o gosto e a prática da dança, bem como descobrir jovens talentos.

O projeto, de cariz intercultural, pretende constituir-se como uma escola de dança, com aulas nas vertentes de danças sociais e profissional/competição, bem como com um espaço de criação, no qual os jovens possam produzir animações, coreografias e espetáculos, e uma oficina, de partilha das danças tradicionais entre gerações.

O Mu’Dança dirige-se a cidadãos, de todos os escalões etários, residentes na Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António, que integram a área do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, mas está aberto à população em geral.

A intenção é oferecer um vasto conjunto de estilos, de estímulo da interação social, como salsa, quizomba, tango argentino, danças de salão, a solo, ritmos africanos, hip hop, dancehall, break dance, danças orientais, contemporânea e bailado.

Sevilhanas, sapateado e danças desportiva, clássica e moderna são outros estilos que o projeto pretende desenvolver, lançado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com moradores.

A iniciativa de dia 22 é mais um exemplo do espírito de participação ativa dinamizado no âmbito do Nosso Bairro, Nossa Cidade, impulsionado desde 2012 no território da Bela Vista e que assenta na premissa de que toda a ação deve ser protagonizada pelos próprios moradores, ou seja, geradora da participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign