18 de Dezembro de 2017
13º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
Resíduos 01 de Setembro de 2011
Mudança na recolha de resíduos

A recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) em várias áreas na freguesia de S. Sebastião passa a ser assegurada, a partir de 18 de outubro, pela Câmara Municipal de Setúbal, que dá continuidade ao objetivo de reassumir na totalidade este serviço.

O circuito de recolha de resíduos sólidos urbanos na zona de Monte Belo Norte, Azeda de Cima, Nova Azeda e Vale do Cobro passa a ser efetuado diretamente pelos serviços municipais. Mantém periodicidade diária mas realiza-se em período diurno, à semelhança do que já acontece nos circuitos das zonas nascente e poente do Concelho.

A opção de alterar o horário de recolha dos resíduos sólidos urbanos resulta das dificuldades encontradas na realização deste serviço no período noturno, uma vez que estas zonas, de grande densidade habitacional, apresentam uma elevada ocupação de veículos estacionados na via pública.

O circuito de recolha nestas áreas da freguesia de S. Sebastião engloba 85 pontos de recolha e cerca de 200 contentores de 800 litros, serviço que é complementado por um circuito de recolha de monos e um circuito de lavagem de contentores.

A nova solução para a execução deste trabalho, anteriormente entregue à empresa EGEO, surge, igualmente, com a entrada em funcionamento de uma nova viatura municipal de recolha de lixo, de grande capacidade, equipada com um contentor com 20 metros cúbicos de volume.

Esta medida pretende melhorar a qualidade do serviço prestado à população e aumentar a eficiência na gestão do sistema municipal de RSU, com menos custos para o Município.

Com o reassumir de mais este serviço de recolha de RSU nestas áreas da freguesia de S. Sebastião, a Câmara Municipal de Setúbal dá continuidade ao objetivo de remunicipalizar todas estas tarefas de higiene e limpeza urbana.

A Autarquia já efetua a varredura no centro histórico, procedeu à alteração do regime de recolha nas freguesias do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto do Guerra e garantiu, recentemente, a assunção da recolha na freguesia da Anunciada.

A edilidade está a redimensionar todo o sistema de gestão e recolha de RSU, introduzindo melhorias de forma progressiva, numa ótica de adoção de soluções que garantam flexibilidade, dinamismo e redução de custos na gestão municipal dos circuitos de recolha.

Na sequência da implementação deste circuito, a Câmara Municipal de Setúbal tem programado, para breve, o alargamento da área de recolha, em substituição dos serviços que são atualmente assegurados pela empresa EGEO.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign