20 de Novembro de 2017
max. 21º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
história 31 de Outubro de 2017
Mundo contemporâneo gera reflexão

Os historiadores António Araújo e Irene Pimentel falam sobre temas da história recente em duas sessões do ciclo de encontros Muito Cá de Casa, a realizar nos dias 10 e 24, na Casa da Cultura.

Os dois historiadores contam as suas interpretações de acontecimentos em dois encontros dedicados à História Contemporânea, moderados por José Teófilo Duarte.

No dia 10, às 22h00, António Araújo apresenta o livro “Consciência de Situação, um ensaio sobre The Falling Man”, relacionado com os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque.

Trata-se de um ensaio, editado pela Abysmo, sobre as pessoas que se atiraram das torres gémeas em colapso, numa análise intensa sobre a consciência de situação e sobre os vários ângulos do que levou seres humanos a atirarem-se dos andares superiores para um vazio de muitos metros.

A conversa conta com a participação de João Paulo Cotrim, editor da Abysmo, e de Bruno Portela, que aborda o trabalho de Richard Drew, o autor de fotos icónicas sobre o salto para a morte.

Na sessão de dia 24, também marcada para as 22h00, Irene Pimentel fala do seu mais recente livro, “O Caso da PIDE/DGS. Foram julgados os principais agentes da ditadura portuguesa?”.

A historiadora analisa os últimos dias da polícia política do fascismo e o processo de justiça relativa aos seus elementos, bem como revela estatísticas que dão a conhecer o número de agentes e informadores detidos após a extinção da PIDE.

O ciclo de encontros Muito Cá de Casa é desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o atelier DDLX, com diversos apoios.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign