24 de Setembro de 2017
11º
max. 25º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
interculturalidade 17 de Maio de 2017
Mundos cruzam culturas no largo

A gastronomia e as tradições do Leste da Europa, de África e da América do Sul estão em destaque numa atividade cultural a realizar no dia 20, no Largo da Ribeira Velha, no âmbito do programa Maio – Diálogo Intercultural.

A iniciativa Mundos ao Largo promete para a noite de 20, a partir das 21h00, um leque de atividades culturais e gastronómicas na Baixa da cidade.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceira com os restaurantes do Largo da Ribeira Velha, que apresentam pratos especiais, e associações de imigrantes, que garantem animação cultural.

A música tradicional portuguesa é representada pelo Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão.

O público pode ainda assistir a apresentações do Grupo de Danças Tradicionais da Moldávia, pertencente à Associação Cultural Busuioc dos Cidadãos Moldavos da Península de Setúbal, e do Grupo de Danças e Cantares Tradicionais da Ucrânia e da Rússia, da Edinstvo – Associação dos Imigrantes dos Países de Leste.

Há ainda lugar a uma atuação de As Dengas, da 4 Às – Associação de Angolanos e Amigos de Angola.

A gastronomia acompanha os temas da noite, com os restaurantes do Largo da Ribeira Velha a confecionar pratos típicos de vários países, em complemento das ementas habituais.

Especialmente para a ocasião, o restaurante Taberna do Largo apresenta plăcintă, um prato tradicional da Moldávia. O Beco da Ribeira confeciona cachupa e pastéis de massa de farinha de milho, em representação das tradições de Cabo Verde.

A Loja das Machadas associa-se à iniciativa Mundos ao Largo com a famosa paella espanhola e o restaurante De Pedra e Sal apresenta ceviche de cavala, a relembrar as tradições gastronómicas do Peru.

O programa Maio – Diálogo Intercultural, a decorrer entre os dias 5 e 31 de maio, é uma iniciativa organizada desde 2008 pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio de várias entidades, de afirmação da interculturalidade como uma componente essencial ao desenvolvimento do território e na construção de uma sociedade justa, solidária e respeitadora da diversidade individual e comunitária.

As ações, em vários espaços e equipamentos de Setúbal, incluem música, cinema, fotografia, gastronomia, workshops, encontros e atividades destinadas ao público infantil. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign