18 de Outubro de 2017
17º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
Voluntariado 26 de Setembro de 2011
Munícipes fazem Concelho mais bonito

A campanha municipal “Setúbal Mais Bonita”, destinada a requalificar espaços urbanos no Concelho com trabalho voluntário da população, contou, entreos dias 23 e 25, com a participação de mais de sete mil pessoas.

O desafio lançado pela Câmara Municipal consistiu em reunir voluntários para executarem trabalhos de manutenção, como a pintura de fachadas e de muros ou o arranjo e embelezamento de bancos de jardim.

A iniciativa teve início no dia 23, incidindo apenas no parque escolar e contando com o envolvimento de professores e alunos, prolongando-se, depois, por pelos dias 24 e 25, dias em que as intervenções se realizaram em locais espalhados um pouco por todo o Concelho e nas quais a principal força de trabalho foram munícipes e pessoas que exercem atividade profissional em Setúbal.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, num pequeno balanço realizado no final da tarde do dia 24, já sublinhava que a “Setúbal Mais Bonita” estava a ser “uma experiência extraordinária”, adiantando que só entre sexta-feira e sábado “estiveram na rua cinco mil pessoas, o número previsto para os três dias do projeto”.

Além do trabalho voluntário, a edil salientou ainda o envolvimento de empresas e instituições que, na qualidade de mecenas, facultaram a esmagadora maioria do material usado na concretização das intervenções. “Se tivesse feito todas estas ações e com o que foi doado, a Câmara teria de pagar cerca de um milhão de euros”, sublinhou a autarca.

O muro exterior e parte da fachada do Estádio do Bonfim foi uma das iniciativas desenvolvidas durante a campanha, que incluiu, num total de cerca de cem ações, intervenções tão significativas como a pintura do edifício do Clube Naval Setubalense, a recuperação de bancos e pintura de muretes e do coreto do jardim da Algodeia e a plantação do Bosque do Centenário, um novo espaço verde numa zona urbanizada em Vale de Cobro.

O envolvimento e empenho da comunidade civil foi igualmente assinalável. No jardim da Algodeia, Luís Campos, de 68 anos, explicou que a inscrição se deveu ao filho, que, por sua vez, esclareceu que tudo começou no neto, de 6 anos. Mário Campos lembrou que o pequeno Martim “viu o símbolo da campanha na internet e perguntou o que era. Depois da explicação quis logo participar. Com isso veio a família atrás”.

Nas Casas de Azeitão, na freguesia de S. Lourenço, moradores arregaçaram as mangas e limparam e pintaram um muro, sujo e grafitado, com uma área total de mais de 960 metros quadrados.

João Fonseca, da associação de moradores, realçou que a ação já estava prevista há mais tempo, mas que se aproveitou o dinamismo gerado ao redor da “Setúbal Mais Bonita” para se executar o trabalho.

“Houve muito boa vontade da parte dos moradores. Este tipo de iniciativa é fundamental para unir as pessoas em torno de uma causa comum”, constatou o morador azeitonense.

O vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, quase no final do périplo do dia 24 pelas várias iniciativas que decorriam na altura, sublinhou “que todas as ações eram autênticas empreitadas. Agora tudo apareceu feito, com naturalidade, como se não fosse nada”.

Para Maria das Dores Meira, o êxito da iniciativa, que fez de Setúbal, “com toda a certeza, muito mais bonita”, garante uma nova edição já em maio, para a qual estão previstas “surpresas muito agradáveis”, uma vez que “o leque de ações, além de manter o mesmo tipo de intervenções, também deve ser alargado, sendo um dos objetivos a pintura de fachadas na Baixa” da cidade.

Até essa altura, a população e visitantes de Setúbal podem usufruir de um vasto conjunto de espaços requalificados e mais apelativos, sabendo que com o esforço de todos, entre entidades públicas e privadas e a própria comunidade civil, é possível tornar as cidades mais bonitas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign