19 de Outubro de 2017
16º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
Medalhas 11 de Agosto de 2011
Município atribui medalhas honoríficas

A atribuição das Medalhas Honoríficas da Cidade a personalidades e a instituições com atividade notória no Concelho, em cerimónia a realizar no Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro, foi aprovada dia 10 em reunião da Câmara Municipal de Setúbal.

Helen Hamlyn, Hugo O’Neill, Rui Nabeiro e o Exército Português – Regimento de Engenharia são homenageados com a Medalha de Prata da Cidade.

O Município atribui a condecoração a Helen Hamlyn pelo empenho e envolvimento na organização do Festival de Música de Setúbal. A primeira edição realizou-se entre 27 e 29 de maio e “só foi possível graças à dedicação a Setúbal e aos nossos conterrâneos por parte da Sr.ª Helen Hamlyn e da fundação a que preside”.

Por se destacar “como um cidadão notoriamente empenhado em fomentar a constante atração de apoios a projetos [nomeadamente o Festival de Música de Setúbal] que revertem no desenvolvimento do concelho de Setúbal”, Hugo O’Neill é outro dos agraciados com a Medalha de Prata da Cidade.

Os feitos beneméritos do industrial e comerciante Rui Nabeiro, presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, são reconhecidos por Setúbal pelos “frequentes e substanciais apoios”, tendo contribuído recentemente “generosamente para a renovação das instalações da Casa da Baía”.

O Município de Setúbal distingue, com o mesmo galardão, o Exército Português – Regimento de Engenharia pela “disponibilidade mostrada”, tendo “colaborado intensamente com a Câmara Municipal, nos últimos dois anos, concretizando várias ações no domínio da proteção civil e do planeamento de riscos no Concelho”.

A Câmara Municipal aprovou ainda a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, na classe Atividades Culturais, ao artista dinamarquês Neils Fisher pelo projeto “Hans Christian Andersen”, que incluiu a exposição “O Canto do Elfo”, e ao músico setubalense Pedro Carneiro, vencedor do Prémio Gulbenkian Arte 2011.

Ainda na classe Atividades Culturais, o maestro Rui Serodio, que dirige o Coro Municipal “Afina Setúbal”, é um dos agraciados, bem como José Miguel da Fonseca, pintor naif, antigo carregador de peixe, e, a título póstumo, o poeta popular António Maria Eusébio, o “Calafate”, também conhecido por “O Cantador de Setúbal”, homenageado no ano em que se assinala cem anos sobre a sua morte.

Também a título póstumo, mas na classe Ciência e Tecnologia, a Medalha de Honra da Cidade é atribuída ao médico Ireneu Cruz, falecido a 26 de março, que, em 2004, doou ao Município um importante acervo museológico constituído por cerca de 120 peças e aparelhos que integram a exposição “Instrumentos de Ciência Náutica”, patente na Casa do Corpo Santo.

Na classe Comércio e Indústria, é homenageada a fábrica de pasta de papel Portucel, localizada no Parque Industrial da Mitrena, uma “inegável mais-valia no contexto da economia regional” e o “maior produtor nacional de ‘energia verde”.

O empresário e chef de cozinha Mário Brito Pinheiro é também um dos agraciados nesta categoria, não só pela “participação ativa” na recuperação ostreícola no Estuário do Sado, como por se ter tornado “um verdadeiro embaixador da cultura gastronómica regional e das referências autóctones”.

A Sociedade Filarmónica Providência, fundada em 1880 e responsável pela organização da tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde, e o Clube Recreativo Palhavã, coletividade fundada em 1936 e participante ativa em diferentes atividades culturais e desportivas no Concelho, são homenageados com a Medalha de Honra da Cidade, classe Associativismo e Sindicalismo.

Na mesma categoria é ainda agraciada a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, pela promoção de vários projetos no âmbito de questões ligadas à igualdade de género, prevenção da violência doméstica ou voluntariado de proximidade.

Na classe Paz e Liberdade, o Município presta homenagem póstuma a Carmelindo Vitorino Elias, falecido em 2009, setubalense que se destacou pela “intervenção cívica, pela generosidade de trato e, ainda, pela ação”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign