20 de Julho de 2018
23º
max. 26º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
Medalhas 11 de Agosto de 2011
Município atribui medalhas honoríficas

A atribuição das Medalhas Honoríficas da Cidade a personalidades e a instituições com atividade notória no Concelho, em cerimónia a realizar no Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro, foi aprovada dia 10 em reunião da Câmara Municipal de Setúbal.

Helen Hamlyn, Hugo O’Neill, Rui Nabeiro e o Exército Português – Regimento de Engenharia são homenageados com a Medalha de Prata da Cidade.

O Município atribui a condecoração a Helen Hamlyn pelo empenho e envolvimento na organização do Festival de Música de Setúbal. A primeira edição realizou-se entre 27 e 29 de maio e “só foi possível graças à dedicação a Setúbal e aos nossos conterrâneos por parte da Sr.ª Helen Hamlyn e da fundação a que preside”.

Por se destacar “como um cidadão notoriamente empenhado em fomentar a constante atração de apoios a projetos [nomeadamente o Festival de Música de Setúbal] que revertem no desenvolvimento do concelho de Setúbal”, Hugo O’Neill é outro dos agraciados com a Medalha de Prata da Cidade.

Os feitos beneméritos do industrial e comerciante Rui Nabeiro, presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, são reconhecidos por Setúbal pelos “frequentes e substanciais apoios”, tendo contribuído recentemente “generosamente para a renovação das instalações da Casa da Baía”.

O Município de Setúbal distingue, com o mesmo galardão, o Exército Português – Regimento de Engenharia pela “disponibilidade mostrada”, tendo “colaborado intensamente com a Câmara Municipal, nos últimos dois anos, concretizando várias ações no domínio da proteção civil e do planeamento de riscos no Concelho”.

A Câmara Municipal aprovou ainda a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, na classe Atividades Culturais, ao artista dinamarquês Neils Fisher pelo projeto “Hans Christian Andersen”, que incluiu a exposição “O Canto do Elfo”, e ao músico setubalense Pedro Carneiro, vencedor do Prémio Gulbenkian Arte 2011.

Ainda na classe Atividades Culturais, o maestro Rui Serodio, que dirige o Coro Municipal “Afina Setúbal”, é um dos agraciados, bem como José Miguel da Fonseca, pintor naif, antigo carregador de peixe, e, a título póstumo, o poeta popular António Maria Eusébio, o “Calafate”, também conhecido por “O Cantador de Setúbal”, homenageado no ano em que se assinala cem anos sobre a sua morte.

Também a título póstumo, mas na classe Ciência e Tecnologia, a Medalha de Honra da Cidade é atribuída ao médico Ireneu Cruz, falecido a 26 de março, que, em 2004, doou ao Município um importante acervo museológico constituído por cerca de 120 peças e aparelhos que integram a exposição “Instrumentos de Ciência Náutica”, patente na Casa do Corpo Santo.

Na classe Comércio e Indústria, é homenageada a fábrica de pasta de papel Portucel, localizada no Parque Industrial da Mitrena, uma “inegável mais-valia no contexto da economia regional” e o “maior produtor nacional de ‘energia verde”.

O empresário e chef de cozinha Mário Brito Pinheiro é também um dos agraciados nesta categoria, não só pela “participação ativa” na recuperação ostreícola no Estuário do Sado, como por se ter tornado “um verdadeiro embaixador da cultura gastronómica regional e das referências autóctones”.

A Sociedade Filarmónica Providência, fundada em 1880 e responsável pela organização da tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde, e o Clube Recreativo Palhavã, coletividade fundada em 1936 e participante ativa em diferentes atividades culturais e desportivas no Concelho, são homenageados com a Medalha de Honra da Cidade, classe Associativismo e Sindicalismo.

Na mesma categoria é ainda agraciada a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, pela promoção de vários projetos no âmbito de questões ligadas à igualdade de género, prevenção da violência doméstica ou voluntariado de proximidade.

Na classe Paz e Liberdade, o Município presta homenagem póstuma a Carmelindo Vitorino Elias, falecido em 2009, setubalense que se destacou pela “intervenção cívica, pela generosidade de trato e, ainda, pela ação”.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign