23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 05 de Setembro de 2014
Município celebra Bocage

Setúbal festeja o Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro, com um vasto programa comemorativo que inclui não apenas atividades ao longo de todo o dia, mas também durante o mês.

Para o dia 15, feriado municipal em Setúbal, as iniciativas têm início logo às 09h00, a partir da varanda dos Paços do Concelho, onde se realiza a cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se, 15 minutos depois, uma deposição de flores no monumento ao poeta, na Praça de Bocage.

Na sessão solene evocativa do Dia de Bocage e da Cidade, com início às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, são entregues as Medalhas de Honra da Cidade a personalidades e entidades do concelho e é prestada homenagem aos funcionários municipais recentemente aposentados.

A cerimónia termina com um apontamento musical da tuna da EB 2,3 de Bocage.

Além de eventos organizados pela Câmara Municipal, as Comemorações Bocagianas incluem, em paralelo, com o apoio da Autarquia, um conjunto de atividades promovidas pelo movimento associativo e outras instituições do concelho.

Continuando no dia 15, às 10h00, no Pavilhão Municipal João dos Santos, o Grupo Desportivo da Fonte Nova realiza um torneio de futsal.

Apesar do feriado, período em que os espaços municipais estão habitualmente encerrados, a Casa Bocage encontra-se aberta ao público entre as 15h00 e as 19h00.

As esculturas urbanas “O Zéfiro” e “Sardinhas” são oficialmente inauguradas durante a tarde do dia 15, às 15h00 e às 15h30, respetivamente.

A primeira, localizada na rotunda da Avenida Álvaro Cunhal, é da autoria de Sérgio Vicente. A segunda, de Luísa Perienes, pode ser apreciada na rotunda das Fontainhas. Ambas as esculturas contaram com o apoio mecenático da Fundação Buehler-Bröckhaus.

Daniel Pires, do Centro de Estudos Bocageanos, apresenta, às 16h00, na Casa da Cultura, a conferência “Bocage transgressor”.

Um livro, edição de luxo, e um conjunto de postais produzidos pela Câmara Municipal sobre o Retábulo do Convento de Jesus, considerado um dos expoentes máximos da pintura renascentista em Portugal, são apresentados ao público, às 17h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

O Lions Clube de Setúbal inaugura a sede social, às 17h30, nas instalações do antigo Banco de Portugal.

As atividades comemorativas previstas para o dia 15 terminam com a cerimónia de entrega de prémios do XVI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, com início às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O concurso é organizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão.

O programa das Comemorações Bocagianas 2014 decorre entre os dias 6 e 28 de setembro, com inúmeras atividades ao longo do mês.

A “1.ª Serenata de Setúbal”, com fados de Coimbra, é promovida pelo Núcleo de Poesia de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, no dia 13, às 21h30, na Praça de Bocage.

No dia seguinte, 14, a iniciativa “Paços do Concelho de Portas Abertas…” promove, a partir das 10h30, uma visita guiada àquelas instalações da Câmara Municipal. Inscrições através do endereço sprp@mun-setubal.pt.

À noite, a partir das 21h15, realiza-se uma arruada e um concerto da Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense. A arruada decorre na Baixa comercial, enquanto o concerto tem lugar na Praça de Bocage, defronte da Casa da Cultura.

A 15.ª edição da tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”, promovida pela Câmara Municipal em parceria com o jornal digital Setúbal na Rede, tem início às 22h00, no Pátio do Dimas, Casa da Cultura.

Ana Margarida Chora apresenta o livro “Diadema”, no dia 19, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A iniciativa, do Centro de Estudos Bocageanos, inclui considerações sobre a obra por Lina Soares, declamações poéticas e a palestra “Do imaginarismo como nova expressão artística”, por Ana Margarida Chora.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign